Ipead UFMG: Confiança do Consumidor de Belo Horizonte sobe com melhora na situação econômica do Brasil

As pesquisas realizadas no mês de junho pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG) indicam um aumento no Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Belo Horizonte. Com forte alta do Índice de Expectativa Econômica (IEE), a principal causa da melhoria surge da boa percepção dos consumidores no item Situação econômica do País. Seguem abaixo os destaques do mês. O estudo completo pode ser encontrado no site do Ipead.

O ICC referente ao mês de junho subiu para 35,37 pontos, apresentando uma alta de 3,94% na comparação com o mês de maio. Enquanto o IEE teve uma alta de 19,07%, o Índice de Expectativa Financeira (IEF) apresentou queda de 3,06%. O principal fator para isso foi a baixa do item Situação financeira da família, que caiu 4,51%. A pretensão de compras apresentou leve aumento.

Durante o mês de junho, os índices que monitoram a pandemia de covid-19 na capital apresentaram melhora em comparação a maio, com novas flexibilizações nas atividades ditas não essenciais e com reabertura parcial das escolas. Dessa forma, as atividades continuam abertas e funcionando

Índice de Confiança do Consumidor

Único indicador, calculado mensalmente, que sintetiza a opinião dos consumidores da capital mineira em relação a aspectos conjunturais capazes de afetar as suas decisões de consumo, o ICC permite ao empresário do comércio varejista avaliar as opiniões e as expectativas do mercado em tempo real. Dessa forma, ele tem a possibilidade de planejar melhor o seu negócio em termos de estoques, contratações, investimentos, dentre outros.

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis (IPEAD)