Ipead UFMG: Custo de vida em Belo Horizonte sofre aumento com tarifas de energia elétrica

As pesquisas realizadas no mês de junho pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG) indicam um aumento no custo de vida em Belo Horizonte, com grande contribuição do valor da tarifa de energia elétrica. Apesar da diminuição do preço da cesta básica, ela continua apresentando uma alta variação acumulada nos últimos 12 meses. Seguem abaixo os destaques do mês. Os estudos completos podem ser encontrados no site do Ipead.

O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e pelo Índice de Preços ao Consumidor Restrito (IPCR), avançou, apresentando um aumento de 0,49% no mês de junho. Os maiores destaques, em termos de variação, foram as altas de 3,83% para Artigos de residência, de 1,82% para Alimentos elaboração primária e de 1,30% para Saúde e cuidados pessoais. O item de maior contribuição para o aumento no custo de vida em junho foi a tarifa de energia elétrica, com alta de 5,39% no mês.

No sentido oposto, destacam-se as quedas de 4,59% para Alimentos in natura, de 1,41% para Alimentação em restaurante e de 1,24% para Bebidas em bares e restaurantes.

A inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 8,23%. Destaca-se que para o ano de 2021, a meta definida pelo Conselho Monetário Nacional é igual a 3,75%, podendo variar entre 2,25% e 5,25%.

Após pequena alta no mês anterior, o custo da cesta básica apresentou queda em junho/2021 (0,68%), custando R$ 553,56 no mês. Os principais responsáveis por essa queda foram a Banana Caturra (-8,04%), a Batata Inglesa (-7,79%) e o Pão francês (-1,34%). No entanto, a cesta básica continua apresentando uma alta variação acumulada igual a 16,24% nos últimos 12 meses, aproximadamente duas vezes maior do que a inflação.

A taxa Selic subiu para 4,25% ao ano desde a última reunião realizada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), entre os dias 15 e 16 de junho de 2021.

As taxas médias de juros praticadas para pessoa física apresentaram alta na maioria dos setores ao serem comparadas às taxas do mês de maio. Sobre as taxas para pessoa jurídica, duas apresentaram alta e outras duas, queda. Por fim, entre as taxas de captação, praticamente todas apresentaram forte alta em relação ao mês anterior.

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis (IPEAD)