Ipead/UFMG: Índice de Confiança do Consumidor de BH cai em setembro

O Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte (ICC-BH), calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead) da UFMG, caiu 1,89% em setembro de 2025 em relação ao mês anterior. O índice agora marca 41,55 pontos (Tabela 1), em uma escala que varia de 0 a 100. O ICC-BH acumula queda de 4,73% em 2025, e acumula alta de 3,90% nos últimos 12 meses

A queda do ICC-BH em setembro é explicada pela piora na percepção da população sobre quatro dos seis componentes do índice. A pesquisa captou queda da confiança em relação ao Emprego (- 8,01%), à Situação Financeira da Família Atual (-2,99%), à Situação Econômica do País (-0,91%) e à Situação Financeira da Família em Relação ao Passado (-0,17%), conforme ilustrado no Tabela 1. Por outro lado, houve melhora na confiança quanto à Inflação (6,75%) e a Pretensão de Compra (3,68%). 

Quatro dos seis componentes presentes no índice está abaixo de 50 pontos, limiar entre pessimismo e otimismo da população. Como ilustrado no Tabela 1, os componentes que estão com a percepção acima de 50 pontos são a Situação Financeira da Família Atual e a Situação Financeira da Família em Relação ao Passado. 

O Índice de Expectativa Econômica do País (IEE) recuou 2,59% em setembro. A piora em relação ao Emprego (-8,01%) e à Situação Econômica do País (-0,91%), foram os principais destaques negativos. O Índice de Expectativa Financeira da Família (IEF) recuou 1,33% em relação a agosto de 2025. Essa queda foi impulsionada pela Situação Financeira da Família Atual (-2,99%) e pela Situação Financeira da Família em Relação ao Passado (-0,17%). 

A pesquisa também apresenta os grupos de bens e serviços que os consumidores planejam adquirir nos próximos três meses. No Gráfico 2, observa-se que Vestuário e Calçados (21,10%) e Móveis (8,26%) foram os mais citados em termos de pretensão de compras para setembro de 2025.

A pesquisa adicionalmente revela que a proporção de mulheres com intenção de compra nos meses seguintes é menor em comparação à dos homens, 70,91% e 72,23%, respectivamente. As mulheres entrevistadas frequentemente mencionaram os segmentos de Vestuário e Calçados, Móveis e Eletrônicos como principais escolhas para compras no futuro próximo (Gráfico 3). Já os homens citaram mais Vestuário e Calçados, Veículos e Turismo.

Confira o release completo com as tabelas demonstrativas.

Como o Índice de Confiança do Consumidor de BH é calculado?

Desenvolvido pela Fundação Ipead, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Belo Horizonte é um indicador calculado mensalmente que reúne a perspectiva dos consumidores em relação a diversos aspectos econômicos conjunturais que têm o potencial de influenciar suas decisões de consumo em curto, médio e longo prazo. O ICC permite que os empresários do comércio varejista de Minas Gerais avaliem em tempo real as opiniões e expectativas dos consumidores, o que por sua vez os auxilia na melhor formulação de estratégias de negócios, como planejamento de estoque, contratações e investimentos.

O ICC se divide em duas categorias, o Índice de Expectativa Econômica (IEE) e o Índice de Expectativa Financeira (IEF), cada um subdividido em três elementos. Cada um destes elementos é atribuído com um grau de importância (peso), e o índice geral (ICC) é a média ponderada destes componentes, a saber: Situação Econômica do País (peso=18,21%), Inflação (peso=15,69%), Emprego (peso=20,79%), Situação Financeira Atual da Família (peso=25,12%), Situação Financeira da Família em Comparação ao Passado (peso=9,19%) e Pretensão de Compra (peso=11,00%).

Todos os elementos que constituem o ICC, assim como o índice geral, são apresentados em uma escala de 0 a 100, onde 0 denota um sentimento de pessimismo total e 100 simboliza um sentimento de otimismo total. O valor intermediário de 50 marca o limiar entre pessimismo e otimismo.

O processo de coleta de dados envolve entrevistar 218 consumidores que realizam compras com frequência em Belo Horizonte. O ICC-BH para o mês de setembro é derivado de entrevistas conduzidas entre 04/09/2025 e 29/09/2025. Essa amostra é acompanhada por uma margem de erro de 1,56 pontos no valor do índice geral. As pesquisas são conduzidas de forma presencial.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação da Fundação Ipead

3134097110

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