Ipead/UFMG: Índice de Confiança do Consumidor de BH cai em setembro
O Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte (ICC-BH), calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead) da UFMG, caiu 1,89% em setembro de 2025 em relação ao mês anterior. O índice agora marca 41,55 pontos (Tabela 1), em uma escala que varia de 0 a 100. O ICC-BH acumula queda de 4,73% em 2025, e acumula alta de 3,90% nos últimos 12 meses
A queda do ICC-BH em setembro é explicada pela piora na percepção da população sobre quatro dos seis componentes do índice. A pesquisa captou queda da confiança em relação ao Emprego (- 8,01%), à Situação Financeira da Família Atual (-2,99%), à Situação Econômica do País (-0,91%) e à Situação Financeira da Família em Relação ao Passado (-0,17%), conforme ilustrado no Tabela 1. Por outro lado, houve melhora na confiança quanto à Inflação (6,75%) e a Pretensão de Compra (3,68%).
Quatro dos seis componentes presentes no índice está abaixo de 50 pontos, limiar entre pessimismo e otimismo da população. Como ilustrado no Tabela 1, os componentes que estão com a percepção acima de 50 pontos são a Situação Financeira da Família Atual e a Situação Financeira da Família em Relação ao Passado.
O Índice de Expectativa Econômica do País (IEE) recuou 2,59% em setembro. A piora em relação ao Emprego (-8,01%) e à Situação Econômica do País (-0,91%), foram os principais destaques negativos. O Índice de Expectativa Financeira da Família (IEF) recuou 1,33% em relação a agosto de 2025. Essa queda foi impulsionada pela Situação Financeira da Família Atual (-2,99%) e pela Situação Financeira da Família em Relação ao Passado (-0,17%).
A pesquisa também apresenta os grupos de bens e serviços que os consumidores planejam adquirir nos próximos três meses. No Gráfico 2, observa-se que Vestuário e Calçados (21,10%) e Móveis (8,26%) foram os mais citados em termos de pretensão de compras para setembro de 2025.
A pesquisa adicionalmente revela que a proporção de mulheres com intenção de compra nos meses seguintes é menor em comparação à dos homens, 70,91% e 72,23%, respectivamente. As mulheres entrevistadas frequentemente mencionaram os segmentos de Vestuário e Calçados, Móveis e Eletrônicos como principais escolhas para compras no futuro próximo (Gráfico 3). Já os homens citaram mais Vestuário e Calçados, Veículos e Turismo.
Confira o release completo com as tabelas demonstrativas.
Como o Índice de Confiança do Consumidor de BH é calculado?
Desenvolvido pela Fundação Ipead, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Belo Horizonte é um indicador calculado mensalmente que reúne a perspectiva dos consumidores em relação a diversos aspectos econômicos conjunturais que têm o potencial de influenciar suas decisões de consumo em curto, médio e longo prazo. O ICC permite que os empresários do comércio varejista de Minas Gerais avaliem em tempo real as opiniões e expectativas dos consumidores, o que por sua vez os auxilia na melhor formulação de estratégias de negócios, como planejamento de estoque, contratações e investimentos.
O ICC se divide em duas categorias, o Índice de Expectativa Econômica (IEE) e o Índice de Expectativa Financeira (IEF), cada um subdividido em três elementos. Cada um destes elementos é atribuído com um grau de importância (peso), e o índice geral (ICC) é a média ponderada destes componentes, a saber: Situação Econômica do País (peso=18,21%), Inflação (peso=15,69%), Emprego (peso=20,79%), Situação Financeira Atual da Família (peso=25,12%), Situação Financeira da Família em Comparação ao Passado (peso=9,19%) e Pretensão de Compra (peso=11,00%).
Todos os elementos que constituem o ICC, assim como o índice geral, são apresentados em uma escala de 0 a 100, onde 0 denota um sentimento de pessimismo total e 100 simboliza um sentimento de otimismo total. O valor intermediário de 50 marca o limiar entre pessimismo e otimismo.
O processo de coleta de dados envolve entrevistar 218 consumidores que realizam compras com frequência em Belo Horizonte. O ICC-BH para o mês de setembro é derivado de entrevistas conduzidas entre 04/09/2025 e 29/09/2025. Essa amostra é acompanhada por uma margem de erro de 1,56 pontos no valor do índice geral. As pesquisas são conduzidas de forma presencial.