Ipead UFMG: índices econômicos de BH revelam melhora na percepção dos consumidores sobre a situação econômica do país e emprego

O Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead) da UFMG aponta que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Belo Horizonte, referente ao mês de agosto, resultado das entrevistas realizadas entre os dias 2 e 20 de agosto, com 210 consumidores, subiu para 37,22 pontos, o que representa uma alta de 1,91% na comparação com o mês de julho. Os estudos completos podem ser encontrados no site do Ipead.

Já o Índice de Expectativa Econômica (IEE) apresentou alta de 5,18% em comparação com o valor do mês anterior, influenciado pela expressiva melhora na percepção dos consumidores sobre a Situação econômica do país e Emprego. O Índice de Expectativa Financeira (IEF), apresentou leve alta de 0,14% em comparação com o mês de julho, sendo o item Situação financeira da família em relação ao passado o que apresentou a maior alta, 0,72%.

O item Situação econômica do país registrou a alta mais expressiva em relação ao mês anterior (10,47%), seguido do Emprego com 9,36%. A pretensão de compras apresentou leve queda de 0,30%. Os bens e serviços que os consumidores indicaram que pretendem adquirir nos próximos três meses são: Vestuário e calçados (13,81%), Móveis (6,19%) e Eletrodomésticos (5,24%)

Sobre os índices

Desenvolvido pela Fundação IPEAD, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Belo Horizonte é o único indicador, calculado mensalmente, que sintetiza a opinião dos consumidores em relação a diversos aspectos conjunturais capazes de afetar as suas decisões de consumo no curto, médio e longo prazo. Neste sentido, o ICC permite ao empresário do comércio varejista mineiro avaliar as opiniões e as expectativas dos consumidores em tempo real com o objetivo de planejar melhor o seu negócio em termos de estoques, contratações, investimentos, dentre outros.

O ICC é composto por dois grupos, o Índice de Expectativa Econômica (IEE) e o Índice de Expectativa Financeira (IEF), subdividindo-se, cada um, em três itens. Cada item tem um grau de importância (peso), sendo o índice geral (ICC) uma média ponderada desses componentes, a saber: Situação Econômica do País (peso=18,21%), Inflação (peso=15,69%), Emprego (peso=20,79%), Situação Financeira da Família (peso=25,12%), Situação Financeira da Família em Relação ao Passado (peso=9,19%) e Pretensão de Compra (peso=11,00%).

Todos os itens de composição do ICC, bem como o índice geral, são apresentados na escala de 0 a 100, em que 0 representa pessimismo total e 100 representa otimismo total. O índice 50 demarca a fronteira entre a situação de pessimismo e otimismo. Foram entrevistados 210 consumidores que compram, com frequência, em Belo Horizonte. Essa amostra contempla margem de erro de 1,56 pontos no valor do índice geral. As pesquisas foram realizadas por meio de telefone e de ferramenta on-line.

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis (IPEAD)