Ipead/UFMG: menos consumidores receberão 13º salário em 2023

O Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG), que este ano comemora 75 anos de atuação com excelência em pesquisas aplicadas e gestão de projetos, divulga o resultado da pesquisa Destino do 13º salário dos consumidores de BH referente ao ano de 2023. 

Em relação à 2022, houve queda de 4,58% na parcela de consumidores que receberam ou receberão este direito trabalhista. Do total de entrevistados, 49,52% afirmam receber o 13º salário este ano. Com exceção de 2021, por ter sido completamente impactado pela pandemia, essa parcela que acessará o 13º salário é a menor desde 2018. Os estudos completos podem ser encontrados no site do Ipead

Quanto à destinação/utilização do 13º salário dada pela população, a primeira e segunda posições são ocupadas respectivamente pelo Pagamento de contas atrasadas e quitação de dívidas e pela Poupança para outros fins. Essas duas utilizações do 13º também ocupavam as mesmas posições nos anos anteriores. Entretanto, neste ano, houve uma redução considerável da parcela de consumidores que têm esses dois itens como destinação principal. Somadas, essas utilizações representam 37,50% das respostas em 2023 e representaram em 2021 e 2022, respectivamente, 58,00% e 66,05%. 

Isso significa que a destinação do 13º salário este ano está mais distribuída pelas diferentes opções pesquisadas. Por exemplo, enquanto em 2022 a opção Viajar era escolhida como principal destino do 13º salário por apenas 2,75% dos consumidores, em 2023 essa parcela é de 16,35%. Este crescimento de destinação do 13º salário também ocorreu de modo significativo nas opções Realizar investimentos financeiros e Dar de entrada ou antecipar parcelas de financiamento.

Como é calculado o destino do 13º salário?
Desenvolvida pela Fundação Ipead, a pesquisa sobre o destino do 13º salário de 2023 é aplicada juntamente com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Belo Horizonte e tem o objetivo de avaliar as expectativas de compra dos consumidores da capital mineira para essa data comemorativa. Essa pesquisa é realizada uma vez ao ano, durante o mês de outubro, com os 210 consumidores que respondem a pesquisa do ICC, seguindo o mesmo dimensionamento amostral e recortes por sexo e renda familiar. 

Os resultados obtidos com a pesquisa sobre o destino do 13º salário permitem ao empresário do comércio varejista mineiro avaliar as opiniões e as expectativas dos consumidores em tempo real. 

As pesquisas foram realizadas de forma presencial.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação da Fundação Ipead UFMG

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