Ipead UFMG: movimentação do comércio de BH no Natal em 2024 deverá ser a maior dos últimos anos
O Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead) da UFMG divulga o resultado da pesquisa sobre a pretensão de compra dos consumidores de Belo Horizonte para o Natal. Em relação a 2023, houve um aumento na parcela de consumidores que pretendem presentear e uma redução na disposição de comprar presentes com valor igual ou superior ao comprado no ano anterior. Mesmo assim, é possível esperar que neste Natal o comércio na capital seja mais aquecido em relação ao ano passado, dado o aumento expressivo no valor do ticket médio declarado para 2024. As pesquisas completas podem ser lidas no site do Ipead.
Do total dos entrevistados, 74,43% pretendem presentear no Natal, o que representa uma alta de 4,88% em relação ao ano passado. Esse é o percentual mais alto desde o início do levantamento (2015). Dentre os consumidores que pretendem presentear, o valor médio dos presentes a serem adquiridos em 2024 é de R$172,20 (ticket médio). O ticket médio subiu de forma expressiva em relação a 2023, por volta de 39%.
A pesquisa mostra também que 55,90% dos entrevistados pretendem comprar presentes com o valor acima de R$150. A faixa de preço mais elevada (acima de R$250) foi citada por 28,57% dos consumidores que pretendem presentear em 2024, o maior percentual de citação em relação entre as faixas de preços. Adicionalmente, houve queda nas parcelas da população que pretendem comprar presentes nas faixas de preços de até R$150.
Houve uma leve queda na parcela das pessoas que pretendem gastar um valor igual ao ano anterior (de 39,86% para 38,51%), bem como uma queda entre aqueles que pretendem comprar presentes com valor superior ao ano passado (de 37,16% para 34,16%). Em contrapartida, houve alta de 17,57% para 19,88% das pessoas que pretendem gastar menos do que gastaram no ano anterior.
Em conclusão, há uma forte tendência de que o movimento do comércio de BH com as vendas de Natal seja mais expressivo este ano em comparação ao ano passado, sobretudo devido ao aumento do valor do ticket médio, muito acima do aumento da inflação acumulada no ano, e também devido ao aumento da parcela das pessoas que pretende presentear este ano.
Como é calculada a pretensão de compras para o Natal?
Desenvolvida pela Fundação Ipead, a pesquisa sobre a Pretensão de compra para Natal de 2024 é aplicada juntamente com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Belo Horizonte. Tem o objetivo de avaliar as expectativas de compra dos consumidores da capital mineira para essa data comemorativa. Essa pesquisa é realizada uma vez ao ano, durante o mês de novembro, com os 210 consumidores que respondem a pesquisa do ICC, seguindo o mesmo dimensionamento amostral e recortes por sexo e renda familiar. Os resultados obtidos com a pesquisa de Pretensão de compra para o Natal permitem ao empresário do comércio varejista mineiro avaliar as opiniões e as expectativas dos consumidores em tempo real com o objetivo de planejar melhor o seu negócio em termos de estoques.