Ipead/UFMG: movimentação do comércio de BH no Natal será expressivamente maior neste ano

Pesquisa aponta aumento no desejo de presentear; valor dos produtos alimentícios típicos das festividades de fim de ano sofreram alta

O Natal de 2023 deverá gerar um movimento no comércio de Belo Horizonte expressivamente maior do que o observado em 2022. A pesquisa Pretensão de compra para o Natal, realizada anualmente pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead) da UFMG, mostra que 70,97% da população pretende presentear na data comemorativa, a maior parcela desde o início do levantamento, em 2015. O detalhamento pode ser conferido no site do Ipead.

Dentre os consumidores que pretendem presentear, o valor médio dos presentes a serem adquiridos em 2023 é de R$ 127,03 (ticket médio). Por meio de simulações foi possível estimar que o ticket médio se manteve estável em relação a 2022. A pesquisa mostra também que 70,78% dos entrevistados pretendem comprar presentes de até R$ 150,00. A faixa de preço acima de R$ 250,00 foi citada por 13,64% dos consumidores que pretendem presentear em 2023.

Houve um aumento das pessoas que afirmam pretender gastar um valor igual ao ano anterior (de 27,43% para 39,86%). Aqueles que pretendem comprar presentes com valor superior ao ano passado passaram de 34,40% para 37,16%. Esse movimento gerou em contrapartida uma queda de 24,78% para 17,57% das pessoas que pretendem gastar menos do que gastaram no ano anterior.

Os resultados obtidos com a pesquisa de Pretensão de compra para o Natal permitem ao empresário do comércio varejista mineiro avaliar as opiniões e as expectativas dos consumidores em tempo real com o objetivo de planejar melhor o seu negócio em termos de estoques, contratações, investimentos, dentre outros.

Produtos alimentícios típicos

O Ipead também lançou o levantamento de preços em Belo Horizonte de produtos alimentares típicos ou de maior demanda no período de Natal e das festividades de final de ano de modo geral. O estudo contempla 27 produtos, dos quais 23 possuem a comparação de preços entre 2022 e 2023.

A maioria dos produtos apresentou elevação do preço médio entre os dois períodos observados. Observa-se, ainda, que a intensidade das elevações de preços foi mais expressiva que a intensidade das reduções. Em média, entre os 15 produtos que apresentaram elevação de preços, a variação foi de 15,47%. Já entre os 8 produtos que apresentaram redução de preço médio, a variação foi de -4,31%, ou seja, próximo de quatro vezes menor.

Os destaques em relação ao aumento do preço médio foram o azeite de oliva - garrafa 250ml (42,85%), a castanha de caju - pacote 50 gramas (34,59%) e o Doce de pêssego - lata 450 gramas (27,84%). O panettone também apresentou elevação, contudo, mais moderada.

Em comparação a 2022, a maior redução ocorreu no produto mistura para bolo, que passou de R$4,70 para R$4,18 (11,06% de redução). A menor variação ocorreu no quilo do lombo suíno, com redução de R$17,05 para R$16,78 (0,66% de redução).

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead, que este ano comemora 75 anos, é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD