Ipead/UFMG: pesquisa revela maior intenção de compra para o Dia dos Namorados desde 2019

Estudos mensais sobre o custo de vida em Belo Horizonte apontam continuação da alta no Índice de Preços ao Consumidor Amplo

Desenvolvida anualmente, no mês de maio, pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG), a pesquisa Pretensão de compra para o Dia dos Namorados de 2022, aplicada juntamente com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Belo Horizonte, constatou que 38,10% dos entrevistados pretendem presentear uma pessoa no Dia dos Namorados. Este é o maior percentual apurado desde 2019, ano anterior ao início da pandemia de covid-19.

O valor médio dos presentes será de R$98,13 neste ano, o que representa uma queda de 6,75% em relação ao valor de R$ 105,22 apurado na pesquisa de 2021. A faixa de valor para presentes Acima de R$150,00 foi a mais citada, correspondendo a 27,50% dos consumidores que pretendem presentear em 2022.

A pesquisa Pretensão de compra para o Dia dos Namorados é realizada com os 210 consumidores que respondem a pesquisa do ICC, seguindo o mesmo dimensionamento amostral e recortes por sexo e renda familiar, e tem o objetivo de avaliar as expectativas de compra dos consumidores da capital mineira para essa data comemorativa.

Dados de Belo Horizonte no mês de maio

As pesquisas mensais desenvolvidas pelo Ipead indicaram que o custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), avançou, apresentando um aumento de 0,07%. O produto de maior contribuição para o aumento no custo de vida em maio foi a passagem aérea, com alta de 43,70% no mês. Os dados completos estão disponíveis no site do Ipead.

Dentre os 11 itens agregados que compõem o IPCA, os maiores destaques, em termos de variação, foram as altas de 7,42% para Vestuário e complementos, 1,38% para Alimentos elaboração primária e 1,18% para Alimentos industrializados. No sentido oposto, destaca-se a queda de 8,39% para Alimentos in natura.

O custo da cesta básica apresentou queda de 4,95% em maio, custando R$ 680,80 e representando o equivalente a 56,17% do salário mínimo. Os principais responsáveis por esse recuo foram o Tomate (27,40%), Banana caturra (12,36%) e Chã de dentro (2,64%).

A inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 10,58% e a taxa Selic subiu para 12,75% ao ano, desde a última reunião realizada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), entre os dias 3 e 4 de maio.

O ICC atingiu, em maio, 34,37 pontos, apresentando uma queda de 0,47% em relação ao mês de abril. O Índice de Expectativa Econômica (IEE) apresentou queda de 7,57%, também em comparação com o valor do mês anterior, influenciado pelo recuo na percepção dos consumidores sobre o item Emprego (queda de 11,70%). Em contrapartida, o Índice de Expectativa Financeira (IEF) apresentou alta de 3,37%, em comparação com o mês de abril, sendo o item Pretensão de compra o que apresentou a maior alta do setor (18,65%).

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis (Ipead)