Ipead/UFMG: preço do seguro de veículo contribui para alta do custo de vida em Belo Horizonte

O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), teve um aumento de 0,47% no mês de fevereiro. O produto de maior contribuição para essa alta foi a Seguro voluntário de veículos, que subiu 8,19% no mês. O resultado foi obtido a partir da pesquisa de preços dos produtos/serviços realizada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG). Os estudos completos podem ser encontrados no site do Ipead

Os maiores destaques, em termos de variação, foram as altas de 7,53% para Bebidas em bares e restaurantes, 1,76% para Alimentação em restaurante, 1,58% para Alimentos elaboração primária e 1,12% para Saúde e cuidados pessoais. No sentido oposto, destacam-se as quedas de 6,76% para Alimentos in natura e 1,03% para Artigos de residência.

A inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 6,64% e o custo da cesta básica apresentou recuo de 2,36%, custando R$ 698,99. Os principais responsáveis por esse recuo foram o Tomate (26,50%), Batata inglesa (19,71%) e o Óleo de soja (2,17%).

A taxa Selic continua em 13,75% ao ano, desde a última reunião realizada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2023. As taxas médias de juros praticadas para pessoa física apresentaram alta na maioria dos setores ao serem comparadas às observadas no mês anterior.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH) atingiu, em fevereiro, 41,85 pontos, apresentando uma alta de 2,91% em relação ao mês anterior.

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de MG