Jardim Botânico vai à Escola: projeto de extensão da UFMG tem canal no YouTube

Canal estrelado por estudantes da rede municipal de Belo Horizonte exibe vídeos para desvendar, de criança para criança, o mundo da microbiologia

O projeto de extensão Jardim Botânico vai à Escola, do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB), conta com o canal Incrível Invisível no YouTube para divulgar conhecimentos sobre microbiologia para estudantes da rede pública de Belo Horizonte.

Alunos da rede municipal de ensino, por meio de bolsa de Iniciação Científica Júnior, participam de atividades de formação no MHNJB-UFMG e atuam como multiplicadores do conhecimento gerado em seus estudos. A equipe de bolsistas do projeto é composta por Alice Faria, Carolina de Lacerda, Eduarda Silva, Amanda Lacerda e Gustavo de Araújo, que cursam o 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental. Eles multiplicam os conhecimentos junto aos alunos do 3º ano. Além disso, toda a comunidade escolar e estudantes de qualquer localidade podem se beneficiar pelo conteúdo divulgado pelo canal, que também pode ser utilizado por professores durante as aulas.

A equipe de Iniciação Científica Júnior do MHNJB-UFMG responde a questionamentos como: o que são microrganismos? Os microrganismos causam ou curam doenças? Qual a importância dos microrganismos na natureza e na vida do ser humano? E qual a importância para o planeta? Como é feito o pão? Coordenados pela bióloga Alessandra Abrão Resende, os alunos aprendem sobre o tema e depois atuam como monitores nas aulas de ciências do professor Henrique Melo Franco, na Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo.

Além do canal no YouTube, no ar desde agosto de 2018, o projeto também lançou um álbum de figurinhas com explicações sobre os microrganismos.

TV UFMG
O canal Incrível Invisível é o tema da edição de setembro do Panorâmica, da TV UFMG, produzido por  Ana Fatorelli (roteiro e direção), Larissa Costa (produção), Ravik Gomes, Lucas Tunes, Ângelo Araújo, Canal Incrível Invisível (imagens), Márcia Botelho, Ana Fatorelli e Larissa Costa (edição). 

No vídeo da TV UFMG, os bolsistas explicam sobre o projeto, que tem como proposta desmistificar a microbiologia e valorar os micróbios. A bióloga Alessandra Abrão Resende conta como surgiu a iniciativa, também relata que  o projeto de extensão Jardim Botânico vai à Escola atua em parceria com escolas da educação básica, de forma que o espaço do museu se torna uma sala de aula alternativa.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG

(31) 3409-7607

www.mhnjb.ufmg.br

Serviço

Jardim Botânico vai à Escola: projeto de extensão da UFMG tem canal no YouTube