Jornada Concertistas em Pauta da UFMG apresenta recitais de viola e violino

Evento da Escola de Música acontecerá no dia 25 de setembro e terá como convidados Rommel Fernandes no violino e Iberê Carvalho na viola

Um projeto que visa influenciar positivamente aspirantes à profissão de músico, músicos amadores e os melômanos - ou seja, aqueles que têm paixão pela música -, é a proposta que norteia a programação da IV Jornada Concertistas em Pauta, da Escola de Música (EMU) da UFMG, que ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 25 de setembro, às 18h10, no Auditório 101 do Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3) da UFMG, campus Pampulha. O evento trará os renomados instrumentistas Rommel Fernandes, violino, e Iberê Carvalho, viola.

Idealizada pela professora e maestrina Iara Fricke Matte, a jornada busca estabelecer um contato direto do público com concertistas experientes, por meio de duas atividades distintas: apresentação pública do concertista com a Orquestra Sinfônica da EMU-FMG, seguida de um bate-papo do convidado com a plateia. No programa dessa quarta edição do concerto, serão executadas obras de Beethoven (Abertura Coriolano, Op.62), Mozart (Sinfonia Concertante, KV 364) e Haydn (Sinfonia n.104).

Cada jornada é dedicada a um instrumento diferente, dirigida prioritariamente aos membros de orquestra ou banda sinfônica do estado de Minas Gerais, mas também aos demais interessados.

Os concertistas

Rommel Fernandes é atualmente o Spalla Associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e mantém intensa atividade como solista, recitalista e músico de câmara. Doutor e mestre em música com Honors pela Northwestern University (EUA), Rommel frequentou também o Lucerne Festival Academy (Suíça) e o Tanglewood Music Center (EUA).

Ainda nos EUA, foi membro da Chicago Civic Orchestra, atuou como músico convidado das Orquestras Sinfônicas de Boston (em Tanglewood) e Chicago (na série MusicNOW de música contemporânea) e fez parte do corpo docente da North Park University. Natural de Maria da Fé – MG, Rommel iniciou seus estudos musicais no Conservatório Estadual de Pouso Alegre e obteve o bacharelado em violino pelo Instituto de Artes da Unesp, em São Paulo.

Iberê Carvalho mantém atividade artística intensa e regular no Brasil e na Europa, atua como solista, camerista e violista convidado. Leciona regularmente em festivais e masterclasses livres. Iniciou seus estudos em João Pessoa com os professores Magno Job e Samuel Espinoza. Obteve o título de bacharel pela UFMG sob orientação do professor Carlos Aleixo e foi orientado em música de câmara pelos professores Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini.  Cursa mestrado na Hochschule für Musik und Dastelle Kunst Frankfurt Main, é membro e fundador do Quarteto Antos, atua como solo viola na Orquestra ORSO em Berlim e Freiburg. Foi premiado em vários festivais e concursos brasileiros, tendo atuado como convidado de importantes orquestras profissionais brasileiras.

Confira a programação da Escola de Música da UFMG também na internet: www.musica.ufmg.br e www.facebook.com/musicaufmg.

Serviço:

IV Jornada Concertistas em pauta: viola e violino

Data: 25 de setembro

Horário: 18h10

Local: Auditório 101 do CAD 3 da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6627, campus Pampulha)

Concertistas e palestrante convidados: Rommel Fernandes (violino) e Iberê Carvalho (viola)

Regente: Maestrina Iara Fricke Matte

Repertório: Beethoven (Abertura Coriolano, Op.62), Mozart (Sinfonia Concertante, KV 364) e Haydn (Sinfonia n.104)

Assessoria de Imprensa UFMG

Setor de Comunicação Institucional da Escola de Música da UFMG