Jornada de Extensão da UFMG acontece na próxima terça com programação totalmente on-line

Lançamento de site, transmissão via YouTube e protagonismo estudantil na pandemia estão entre as novidades de 2020

19ª Jornada de Extensão da UFMG será on-line e especial. O tradicional encontro de estudantes, docentes, técnicos e comunidade externa vai ser transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) da UFMG, no dia 7 de julho, das 15h às 17h. O evento terá como tema InterAção: UFMG + Comunidade enfrentando os desafios de 2020

As atividades são abertas ao público, porém, os participantes interessados em obter certificado deverão se inscrever até o dia do evento, por meio de formulário específico.

A Jornada será aberta às 15h pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) e Reitoria da UFMG. Em seguida, haverá apresentação musical de professores e alunos que integram o Centro de Musicalização Integrado (CMI), órgão vinculado à Escola de Música. O CMI tem oferecido, na quarentena, atividades lúdicas e eventos de formação musical para crianças e adultos, utilizando plataformas digitais como Instagram e YouTube.

A partir das 15h15, estudantes que participam de projetos e programas compartilharão com o público suas experiências extensionistas.

Representando a Clínica de Direitos Humanos (CdH), vinculada à Divisão de Assistência Judiciária (DAJ) da Faculdade de Direito, Luiza Nestor vai apresentar trabalho de gestão e organização de atividades virtuais que atuam na defesa e promoção de direitos da população vulnerabilizada.

Já a bolsista Luana Bozi, participante do Carro Biblioteca, da Escola de Ciência da Informação (ECI), foi convidada a apresentar o recém-lançado projeto Rádio Janela. Durante o isolamento social, a iniciativa vem levando música, cultura e informação a comunidades de Belo Horizonte, que, tradicionalmente, são atendidas in loco pelo programa.

No campo da saúde, a doutoranda Isabela de Caux Bueno, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGE) da UFMG, vai apresentar sua participação em projeto que tem atuado no apoio a profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) que estão na linha de frente no combate à covid-19 nos municípios de Minas Gerais. “O projeto vem possibilitando a integração entre ensino e serviços de saúde, auxiliando no apoio e organização da APS em municípios parceiros”, ressalta Isabela. A ação é coordenada pelos professores Francisco Lana e Alexandra Dia, e vinculada ao programa Ações integradoras no âmbito da Atenção Primária à Saúde, da Escola de Enfermagem.

Às 16h, convidados e público vão participar de debate mediado pela professora da Faculdade de Odontologia e coordenadora do Centro de Extensão da Unidade, Maria Inês Barreiros Sena.

Página oficial

Outra grande novidade é o lançamento do site oficial do evento, que, desde 2011, é promovido pela Pró-reitoria de Extensão. Antes mesmo da pandemia e das atuais demandas por serviços, eventos e atividades on-line, a Proex havia se lançado no desafio de desenvolver uma página própria para a Jornada, a qual pudesse funcionar como ferramenta de comunicação personalizada e atraente, voltada para a comunidade universitária e externa.

Na página, estudantes, bolsistas, professores, técnicos, coordenadores terão acesso a todas as novidades do evento, programação, integração com sistemas de inscrição e de certificado, informações, notícias, imagens e vídeos. Além disso, o site disponibilizá dados sobre os eventos anteriores e divulgará a extensão da UFMG. Visite: www.ufmg.br/proex/jornadadeext...

Fique ligado, também, ao FacebookInstagramTwitter da Proex para saber de todas as novidades.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail eventos@proex.ufmg.br

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG