Jornal Letra A da UFMG discute adoção de ciclos na educação básica

Nova edição da publicação, vinculada ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, está disponível on-line

Leitura e escrita, currículo e a criança no segundo ciclo é o tema em destaque da nova edição do jornal Letra A, publicação do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação da UFMG. O jornal é destinado a alfabetizadores, gestores da educação e outros profissionais envolvidos com o ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras. A edição nº 49 do Letra A está disponível no portal do Ceale.

Figuras inspiradoras para a educação emancipadora, Paulo Freire e Frida Kahlo, ilustram a capa da edição. No decorrer da produção desse número do Letra A, os dois personagens surgiram em diferentes pautas – Frida na reportagem sobre igualdade de gênero nas escolas e Freire na seção Troca de ideias, em que colunistas refletem sobre o legado do educador, que é considerado o Patrono da Educação Brasileira.

A nova edição também traz uma entrevista com Maria da Graça Costa Val, pesquisadora do Ceale e docente aposentada da Faculdade de Letras da UFMG, onde se “comenta as habilidades de leitura e de escrita que precisam ser desenvolvidas tanto na alfabetização inicial quanto no processo de ensino de escrita na educação básica e sugere atividades para que isso se realize”.

Além disso, o jornal apresenta textos sobre a produção autoral de crianças e adolescentes; sobre o uso de tecnologias digitais em turmas de Educação Infantil (letramento digital na pré-escola); educação musical e cobertura do XII Jogo do Livro.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Comunicação do Ceale/FaE/UFMG