Jornalista debate mudanças climáticas na Aula Inaugural da Formação Transversal em Divulgação Científica UFMG

Atividade terá como convidada Meghie Rodrigues, especializada em cobertura de ciência e meio ambiente; evento acontece na sexta-feira, dia 1º de setembro

Nesta sexta-feira, 1º de setembro, às 13h, ocorrerá a Aula Inaugural da Formação Transversal em Divulgação Científica (segundo semestre de 2023) da UFMG. A atividade vai ocorrer na Escola de Engenharia, no campus Pampulha UFMG (Auditório TOO5 Bloco 3, térreo).

A aula, com o tema O desastre climático para além do Hype: falando sério sobre justiça ambiental, terá como convidada a jornalista Meghie Rodrigues, que é especializada na cobertura de ciência e meio ambiente com foco em mudanças climáticas.

O debate será mediado pela assistente social Ada Lopes, doutora em Política Social pela UnB e servidora técnico-administrativa da Universidade dos Direitos Humanos (UDH), da Pró-reitoria de Extensão da UFMG.

Jornalismo e meio ambiente

Meghie Rodrigues colabora em veículos de comunicação como as revistas Nature, Scientific American, EOS e Science News, tendo publicado também na The New York Times Magazine.

Desde 2023, é membro da Oxford Climate Journalism Network, um programa do Reuters Institute for the Study of Journalism - da Universidade de Oxford -, que seleciona jornalistas do mundo todo para discutir e aprender sobre cobertura de mudanças climáticas.

Ela é também cofundadora da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência. Pesquisadora e doutoranda do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG), da Unicamp, onde atua ainda como colaboradora do Grupo de Estudos da Desinformação em Redes Sociais (EDReS).

Outras informações da Aula Inaugural da Formação Transversal em Divulgação Científica podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4428 ou e-mail ddc-secretaria@proex.ufmg.br

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG