Jornalista e escritor inglês ministra palestra na UFMG sobre o desaparecimento dos rios

Fred Pearce investiga há 30 anos a vida dos rios

É impossível viver sem água. Cada ser humano tem uma pegada hídrica de cerca de cem vezes o próprio peso todos os dias. Com 7,5 bilhões de pessoas no planeta, não é de se admirar que o abastecimento de água diminua em muitos lugares. Neste cenário, vem à tona a pergunta: por que alguns dos principais rios do mundo estão literalmente secando? Para refletir sobre o tema, o jornalista e escritor inglês Fred Pearce estará na UFMG para ministrar a palestra Quando os rios secam: a crise mundial da água e como resolvê-la, no dia 13 de novembro, às 10h, no Auditório B107 do Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD3) da UFMG, campus Pampulha.

A palestra será ministrada em inglês, com tradução simultânea. Haverá emissão de certificados para os participantes. O evento é aberto ao público, mediante inscrições pela página da Gestão de Eventos.

Com uma jornada de 30 anos investigando a vida dos rios, Pearce já viajou por muitos países e, nesse período, conheceu vários dos maiores rios do mundo, assim, descobriu quem leva sua água e por quê. Na palestra, o jornalista contará um pouco dessa trajetória, destacando que muitos dos rios que continuam correndo estão frequentemente destruídos ecologicamente por barragens hidrelétricas. “A perda dos grandes rios do mundo é uma história não contada do nosso ambiente danificado. Mas a boa notícia é que nosso próprio desperdício mostra o caminho para fazer melhor as coisas”, destaca Pearce.

Fórum Impactos Ambientais e Econômicos
No dia 12 de novembro, Fred Pearce participará do III Fórum Impactos Ambientais e Econômicos das Espécies Invasoras: invasões biológicas no antropoceno, que ocorrerá das 8h às 18h, também no CAD 3 da UFMG. As inscrições para o fórum estão esgotadas.

O evento ainda terá a presença do professor Daniel Cataldo, da Universidade de Buenos Aires, e do professor Paulo de Marco, da Universidade Federal de Goiás. A professora Mengzhen Xu, da Universidade de Tsinghua (Pequim), participará remotamente, além da presença de representantes do setor elétrico nacional e de entidades governamentais.

O fórum levará em conta os impactos negativos nos ecossistemas aquáticos de todo o planeta, causados por organismos invasores, fatores que afetam o meio ambiente, as comunidades e a economia. Mais informações pela página do fórum.

Sobre o convidado
Fred Pearce é jornalista e autor independente do Reino Unido, especializado na cobertura das ciências ambientais. Nos últimos 30 anos, tem atuado como consultor ambiental da revista semanal britânica New Scientist. Seus muitos livros incluem The New Wild (listado como um dos livros do ano pela Economist em 2015) e When The Rivers Run Dry (listado entre os 50 melhores livros sobre meio ambiente de todos os tempos pelo Programa de Liderança Sustentável da Universidade de Cambridge). Pearce recebeu os títulos de Jornalista Ambiental do Ano no Reino Unido e Jornalista do Ano pelo Consultative Group on International Agricultural Research (CGIAR), também ganhou o prêmio vitalício da Associação de Escritores Britânicos de Ciência em jornalismo científico.

A visita do jornalista inglês é promovida pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG, em parceria com o Centro de Bioengenharia de Espécies Invasoras de Hidroelétricas (CBIEH), do Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Companhia Energética de Minas Gerais S.A (Cemig).

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG

www.ufmg.br/ieat