José Israel Vargas fará palestra na UFMG

O Departamento de Química da UFMG promove no dia 6 de abril, às 14h, no seu Auditório 2, no campus Pampulha, a palestra “Ciência da Invenção e da Inovação: Uma Modelagem Matemática Simples”, a ser proferida pelo professor emérito do ICEx-UFMG, José Israel Vargas. A palestra é aberta ao público em geral e não é necessária inscrição prévia. Informações pelo telefone (31) 3409 5720.

Após a palestra, ocorrerá a venda do livro biográfico sobre José Israel Vargas (com sessão de autógrafos), de autoria de Lígia Maria Leite Pereira, intitulado Desafiando Fronteiras – Trajetória de vida do Cientista José Israel Vargas, publicado pela Editora UFMG em 2015.

O livro é um resumo de sua extensa contribuição ao desenvolvimento científico no Brasil e no mundo. Nas palavras da socióloga, “conhecer sua história significa também revisitar episódios marcantes da proposta de construção de um projeto de desenvolvimento para o Brasil apoiado na ciência, tecnologia e inovação”.

Sobre o palestrante:

O professor, pesquisador, ministro e embaixador José Israel Vargas nasceu em 9 de janeiro de 1928 em Paracatu-MG. É Bacharel (1951) e Licenciado em Química (1952) pela UFMG. Obteve o título de Philosophy Doctor em Química Nuclear na Faculty of Physics and Chemistry, Universidade de Cambridge, Inglaterra (1957-1960).

Iniciou sua carreira docente em 1948, como professor de Física do curso vestibular da Faculdade de Filosofia da então UMG. Ocupou diversos cargos acadêmicos como o de professor Catedrático de Física do Colégio Municipal de Belo Horizonte (1955-1957) e Professor Catedrático de Físico-Química da Faculdade de Filosofia da UFMG (1964-1986). Desde 1990 é Professor Emérito do ICEx-UFMG. É Pesquisador Emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas desde 2005 e Acadêmico Emérito da Academia Brasileira de Ciências desde 2004.

Ao longo de sua carreira acadêmica e científica exerceu inúmeros cargos de administração pública. Suas atividades foram essenciais para a implantação de políticas em nível nacional nas seguintes áreas: política científica; política de energia, incluindo energia nuclear e meio ambiente; política de planejamento energético e modelagem da difusão de tecnologia. Apenas como exemplo, dentre os inúmeros cargos que exerceu ao longo de sua extensa carreira, destacamos os seguintes: Presidente da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), 1975-1979; Membro da Consultoria Científica do Plenário do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 1975-1980; Criador e Presidente da Comissão de Política Ambiental (COPAM) de Minas Gerais, 1977-1979; Membro do Conselho Nacional de Comunicações (CNC), março 1979 a agosto 1984; Membro do Comitê de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Advisory Committee for Science and Technlogy for Development, órgão da Secretaria Geral da Organização das Nações Unidas, ONU, New York, fevereiro 1981 a fevereiro 1986 e seu vice-presidente, 1981-1984; Vice-Presidente da Academia Brasileira de Ciências, 1981-1995; Membro do Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), 1982-1989 e seu vice-presidente, 1983-1985; Vice-Presidente do Conselho Executivo da UNESCO, de novembro 1983 a outubro 1985 e seu Presidente eleito, 1987-1989; Presidente do Comitê Consultivo para Ciência e Tecnologia da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Genebra (Suíça), 1987-1989; Assessor Especial do Ministro das Minas e Energia, agosto 1985 a janeiro 1987; Membro da Comissão Nacional de Energia, 1986-1990; Ministro de Estado interino de Minas e Energia, dezembro 1993 a março 1994; Ministro de Estado de Ciência e Tecnologia, 1992-1998.

Participou como conferencistas, presidente e organizador de um grande número de congressos, conferências e simpósio nacionais e internacionais. Foi orientador de 10 estudantes de doutoramento na Universidade de Grenoble (França) e 3 na UFMG. Orientou ainda diversos estudantes de mestrado e de graduação na UFMG.

Dentre as várias honrarias que recebeu no Brasil e em diversos outros países, destacamos: I Prêmio de Pesquisa e Desenvolvimento da Academia Brasileira de Ciências, concedido pela IBM do Brasil, 1977; Prêmio Leloir de Cooperação Científica da República Argentina, 1997; Prêmio de Cooperação Científica Internacional, Governo Chinês, Pequim, China, 2002; Prêmio de Ciências da UNESCO, 2004; Medalha de ouro da Conferência Geral da UNESCO, 1980; Medalha comemorativa da criação da Comissão Internacional para o Renascimento da Biblioteca de Alexandria; Palmes Académiques, por serviços prestados à cultura francesa; Légion d’Honneur da República Francesa, no grau de Grand Officier; Knight Commander of the British Empire, Grã Bretanha; Deutsches Bundes Verdienstkreuz, Alemanha; Ordem do Infante Dom Henrique, Portugal; Ordre du Lion, Senegal.

Publicou dezenas de trabalhos científicos em revistas e em congressos, além do livro Ciências em Tempo de Crise,  J. I. Vargas. Ed. UFMG, Belo Horizonte, 2007.

Serviço:

Palestra Ciência da Invenção e da Inovação: Uma Modelagem Matemática Simples

Dr. José Israel Vargas - Professor Emérito do ICEx-UFMG

Data: 6 de abril de 2018

Horário: 14 h

Local: Auditório 2, Departamento de Química, campus Pampulha

Público: Estudantes, professores, pesquisadores e a comunidade em geral

Venda de livro e sessão de autógrafos após a palestra

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

ufmg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa

José Israel Vargas fará palestra na UFMG