Justiça espacial é tema de palestra na UFMG

De acordo com o professor britânico Andreas Philippopoulos-Mihalopoulos, conceito está associado à regeneração criativa de ambientes

O Programa Cátedras, vinculado ao Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG, receberá, no dia 22 de março, o professor Andreas Philippopoulos-Mihalopoulos, da Universidade de Westminster, localizada em Londres, no Reino Unido.

Mihalopoulos vai ministrar a conferência Em busca da justiça espacial, a partir das 18h, na Sala da Congregação da Faculdade de Direito. A conferência será em inglês, com tradução simultânea. Os participantes receberão certificado de comparecimento. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário online. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-5509 ou pelo e-mail info@ieat.ufmg.br.

Anfitrionado pela professora Maria Fernanda Salcedo Repolês, da Faculdade de Direito, o convidado também vai participar de encontros com grupos de pesquisadores da UFMG e ministrar workshops. Também está prevista a realização de visitas guiadas a ocupações nos arredores de Belo Horizonte.

Resistência criativa

O conceito de 'justiça espacial', segundo o professor, está associado a uma ferramenta criativa de resistência, que tem servido à regeneração inovadora de ambientes no universo da economia, dos arranjos espaciais, das práticas de propriedade e das tendências ecológicas. Promove-se, dessa forma, um planejamento de coabitação afetiva, na qual diferenças e conflitos não são afastados, mas integrados ao contexto. A conferência do professor Mihalopoulos vai abordar contribuições teóricas, históricas e geográficas e posicionamentos de acadêmicos e ativistas sobre o tema.

O convidado

Andreas Philippopoulos-Mihalopoulos é professor de Teoria do Direito na Universidade de Westminster, fundador e diretor do Laboratório Westminster de Direito e Teoria. Seus interesses de investigação abrangem espaço, corporalidade, novo materialismo e filosofia. Editou as publicações Direito e a Cidade (2007), Direito e Ecologia (2012), Luhmann Observado: Encontros Teoréticos Radicais (2013) e Meios de Criação do Conhecimento na Europa (2015).

O catedrático publicou três obras: Meio ambientes ausentes (2007), Niklas Luhmann: direito, justiça, sociedade (2010), e Justiça espacial: corpo, jus-paisagem, atmosfera (2014). Um de seus artigos foi traduzido para o português: O giro espacial do direito: geografia, justiça e um certo medo do espaço (2017).

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

ufmg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa

Justiça espacial é tema de palestra na UFMG