Karaokê e observação do céu agitam Espaço do Conhecimento UFMG na Noite Internacional de Observação da Lua

Programação especial ocorre no sábado, 5 de outubro, com participação gratuita

O próximo sábado, 5 de outubro, será dedicado ao nosso satélite natural. Celebrada ao redor de todo o mundo, a Noite Internacional de Observação da Lua é promovida anualmente pela NASA Night Sky Network com o intuito de estimular o conhecimento de suas características básicas, detalhes técnicos e outros fenômenos. Em Belo Horizonte, o Espaço do Conhecimento UFMG participa da programação com o Karaokê Lunático, uma observação noturna e uma divertida oficina. Todas as atividades são gratuitas.

A maratona de atividades começa às 14h, com a oficina Fases da Lua, que ensina o público a prever a visibilidade do satélite em qualquer dia e horário, além de descobrir quando ele nasce e se põe, entender suas fases e o motivo dos eclipses. Pessoas acima de 7 anos podem participar da atividade, que tem duração de uma hora.

Às 16h, a atividade Contos da Lua leva os visitantes a um passeio pelas culturas de diversos povos que têm incríveis histórias sobre nosso satélite natural. Os alemães, por exemplo, veem um alfaiate com sua máquina de costura na superfície lunar. Já os devotos de São Jorge enxergam o santo com seu dragão.

Em seguida, às 18h15, começa o Karaokê Lunático, com uma seleção especial de músicas. A atração convida os visitantes a soltarem a voz ao som de canções emblemáticas como Lua de Cristal, da Xuxa, e A Lua me Traiu, da Banda Calypso. Rouge, Exaltasamba, Natiruts e Sandy & Junior também são exemplos do repertório que espera o público.

Às 19h a Observação Noturna fecha com chave de ouro a programação. O público poderá apreciar a Lua por meio de dois telescópios, que permitem ver com detalhes a superfície lunar. Serão distribuídas 120 senhas a partir das 17h30.

A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contações de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de outubro. Para mais informações, acesse o site e confira as redes sociais.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG