“Lá nas matas tem”: filme da UFMG é selecionado para festival em Curitiba

Produção foi escolhida entre 190 longas brasileiros para compor programação

Dirigido pelos professores da UFMG César Guimarães, do Departamento de Comunicação Social, e Pedro Aspahan, da Escola de Belas Artes (EBA), no âmbito da Formação Transversal em Saberes Tradicionais, o filme Lá nas matas tem (2022) foi selecionado para o festival internacional Olhar de Cinema de Curitiba. As exibições presenciais estão previstas para os dias 17 e 19 de junho, no Cineplex 4, na capital paranaense. Os ingressos estarão à venda na bilheteria.

Lá nas matas tem foi escolhido entre 190 longas brasileiros para compor a programação de uma mostra especial, que, segundo o festival, “constitui-se em espaço livre para filmes brasileiros e internacionais, com temas, grandes nomes e produções nacionais incontornáveis”.

O filme nasceu de um curso sobre as artes das performances tradicionais, em que mestras e mestres do Reinado do Rosário e da Umbanda foram desafiados a criar performances para serem filmadas junto com professores e estudantes da UFMG. A estreia do filme ocorreu durante o forumdoc.bh.2022.

Mata, memória e fé

"Uma voz ecoa por entre as matas, entoando versos de memória e de fé. Com o cuidadoso registro de performances e rituais que se constroem em relação direta com a câmera e o fazer fílmico, a história colonial brasileira é revisitada por meio de movimentos coletivos de cura e resistência ancestral", informa a sinopse do filme.

Por meio da criação compartilhada de cenas e performances com mestres do Reinado do Rosário e da Umbanda, o filme retrata saberes ancestrais nos gestos, palavras, danças e cantos de Pedrina de Lourdes Santos, capitã do terno de Massambike de Nossa Senhora das Mercês, de Maria Luiza Marcelino, zeladora do Centro Espírita Caboclo Pena Branca, e de Mestre Bengala, capitão da guarda de congo do Reinado de Nossa Senhora do Rosário.

Mais informações estão disponíveis no site do festival.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG