Laboratório da UFMG busca voluntários para testar dispositivo que analisa a caminhada

Coleta de dados terá início nesta semana

Equipe do Laboratório de Bioengenharia da UFMG, liderada pela pesquisadora e engenheira mecânica Wellingtânia Dias, busca voluntários para participarem da fase de validação de dispositivo eletrônico de avaliação da caminhada. Os interessados, que devem ter mais de 18 anos e padrão normal de caminhada, podem se inscrever pela internet ou pelo telefone (31) 99585-0169.

A coleta de dados será realizada nesta semana, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, no campus Pampulha. Os horários e detalhes para participação serão enviados aos voluntários inscritos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail gaitwell.contato@gmail.com.

O dispositivo, denominado Gait well (caminhar bem), vem sendo desenvolvido desde 2016 pela equipe, sob a orientação dos professores Rudolf Huebner e Meinhard Sesselmann e da fisioterapeuta e professora Renata Kirkwood.  Segundo Wellingtânia Dias, trata-se de tecnologia nacional que automatiza os métodos tradicionais utilizados pela área de fisioterapia. "É um equipamento portátil, de baixo custo e fácil manuseio pelos profissionais da área, com capacidade de gerar imagens da pegada e medir os parâmetros espaço-temporais, como comprimento do passo e velocidade”, afirma.

Tratamento e prevenção

A contribuição dos voluntários é fundamental nesta etapa da pesquisa. “Eles vão colaborar com os testes de dois protótipos do dispositivo, cuja tecnologia visa aprimorar tratamentos e prevenir alterações da caminhada em indivíduos-alvo, que provocam perdas de funcionalidade e quedas de pessoas idosas, melhorando, consequentemente, sua qualidade de vida”, explica a pesquisadora.

(Texto de Teresa Sanches)

Assessoria de Imprensa

Fonte

Assessoria de Imprensa da UFMG

(31) 3409-4189 / (31) 3409-4476

https://ufmg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa