Laboratório do ICB UFMG ensina a fazer cerveja artesanal

O curso de Produção de Cerveja Artesanal, do projeto de extensão Laboratório da Cerveja: soluções em microbiologia, está com inscrições abertas, até o dia 2 de abril. O curso, coordenado pelo professor Carlos Rosa, do departamento de Microbiologia do ICB, é aberto a quaisquer pessoas interessadas no assunto e não há pré-requisitos.

O investimento é de R$ 290,00 para 14 horas/aula, estando inclusos apostila, lanche e uma garrafa da cerveja produzida. As aulas serão realizadas na sexta-feira, dia 7 (das 18h30 às 22h30) e no sábado, 8 de abril, das 8h às 18h, no Instituto de Ciência Biológicas (Bloco J 2º andar sala 223). O ICB UFMG fica no campus Pampulha, Av. Antônio Carlos, 6627.

Laboratório
O projeto “Laboratório da Cerveja” prevê também a oferta de novos serviços e de outros cursos relacionados à produção de cerveja, como microbiologia, gerenciamento de leveduras e controle de qualidade em cervejarias. Luciana Brandão e Beatriz Borelli, idealizadoras do projeto, explicam que algumas bactérias e leveduras podem causar a degradação da qualidade do produto e torná-la desagradável ao paladar ou até torná-la imprópria para o consumo.

O projeto inclui a criação de um banco de leveduras ou “inóculos cervejeiros”, como são tecnicamente chamados os micro-organismos responsáveis pela fermentação da cerveja. Na prática, uma coleção de diferentes linhagens dessas leveduras selecionadas será guardada para uso dos produtores.

Para mais informações sobre os serviços do Laboratório da Cerveja, visite o site ou envie e-mail paralaboratoriodacerveja@yahoo.com

Assista, também, o vídeo produzido pela TV UFMG.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB/UFMG

www.icb.ufmg.br

Laboratório do ICB UFMG ensina a fazer cerveja artesanal