Lançado site que reunirá pesquisas, resultados e chamadas do projeto Brumadinho UFMG

Foi lançado, no dia 20 de maio, o site oficial do Projeto de Avaliação de Necessidades Pós-Desastre do Colapso da Barragem da Mina Córrego do Feijão. Entre os objetivos da plataforma está a divulgação das chamadas públicas para a seleção de subprojetos, que vão avaliar e contribuir para a reparação dos danos provocados pelo desastre de Brumadinho. No site será possível encontrar todas as informações e resultados do projeto, lançado em 2019 pela UFMG.

A plataforma é uma das inciativas concebidas para auxiliar o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias de Belo Horizonte, Elton Pupo Nogueira, magistrado responsável por julgar ações judiciais cíveis do desastre envolvendo a mineradora Vale S.A.

“O site foi pensado para a disponibilização pública das informações do processo, pois envolvem ações e dados relevantes para uma grande quantidade de pessoas e instituições de Minas Gerais. Todo o trabalho de pesquisa e apuração técnica, solicitado pela Justiça, será disponibilizado publicamente pela UFMG”, ressaltou o juiz Elton Pupo.  

O principal objetivo das chamadas, elaboradas e divulgadas pelo Comitê Técnico-Científico, é selecionar propostas que consigam realizar um trabalho de avaliação dos danos. O foco é, também, identificar as necessidades emergenciais e todos os impactos causados às populações ribeirinhas das regiões atingidas pelo rompimento. 

A UFMG foi convidada a liderar essa ação, uma vez que é necessário o desenvolvimento de estudos que considerem a complexidade e inter-relação entre as diversas dimensões do desastre com rigor técnico e científico. 

Para mais informações sobre a plataforma, clique aqui.

(Com informações do portal do TJMG)

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG