Leonardo Dutra expõe escultura em metal no Centro Cultural UFMG

O Centro Cultural UFMG abriga, até 24 de setembro, a exposição Friccionáveis – um processo, do artista Leonardo Dutra. A mostra tem a curadoria do professor Fabrício Fernandino, entrada gratuita e integra o projeto Escultura no Centro, que destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG. A classificação é livre.

Friccionáveis – um processo

A fricção é, paradoxalmente, o mecanismo de sustentação e alteração de poses de uma certa forma de escultura em metal. Também paradoxalmente, essas poses são fotografadas para gerar a ilusão de movimento na ontogênese do cinema. “Apresentamos em sequência os diversos fracassos que tensionam a nossa vontade de obter esses friccionáveis, mas que nos mostraram ser incontornáveis”, diz Dutra.

O artista

Artífice, acadêmico e pesquisador, Leonardo Dutra pesquisa e pratica a apropriação de processos industriais nas artes. Residente pós-doutoral do LabTRI da EBA-UFMG, investiga a Escultura em Metal automatizada e miniaturizada em alta precisão. Doutor em Artes pela linha de Cinema da EBA-UFMG (2020). Mestre em Design, ED-UEMG (2012). Bacharel em Comunicação PUC-MG (1993).

Serviço:

Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Classificação: livre

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

Friccionáveis – um processo | Leonardo Dutra

Período expositivo: até 24 de setembro

Espaço Expositivo Vão da Escada do Centro Cultural UFMG (av. Santos Dumont, 174 - Centro, Belo Horizonte – MG)