Letras Debate, na UFMG, abordará os desafios do professor na contemporaneidade

Professora ministrará palestra intitulada ‘O desafio de ser professor na contemporaneidade’

Os desafios enfrentados por professores na contemporaneidade serão discutidos na próxima atividade do Letras Debate, que ocorrerá no dia 5 de maio, das 10h às 12h, no auditório 1007, da Faculdade de Letras (Fale). A atividade é gratuita. Para participar, os interessados deverão realizar inscrição, no site do Letras Debate. Haverá emissão de certificados e as vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo site do evento, pelo Facebook ou pelo e-mail letrasdebate.ufmg@gmail.com

A professora aposentada da Fale, Laura Miccoli, abordará o assunto partindo da diferença entre educação e formação, educação, ensino e aprendizagens: “no plural mesmo na realidade das salas de aulas em escolas públicas e particulares, discutirei o que o século 21 pede dos professores e o que a contemporaneidade exige. Me remeterei à minha contribuição à Língua Adicional que documenta a complexidade da sala de aula e à importância da reflexão sobre a experiência para a transformação de realidades desafiadoras bem como às maneiras de chegar ao ideal desejado no chã da escola e às três possibilidades de enfrentamento dos eventos em salas de aula. Terminarei com um convite a uma viagem ao futuro”, afirma.

O Letras Debate ocorre ao longo do ano, nas manhãs dos sábados, com o propósito de oferecer aos estudantes a oportunidade de ouvir e de participar de palestras, mesas-redondas, seminários, workshops e outras atividades, bem como trazer novas perspectivas de atuação do profissional de Letras, no mercado de trabalho.

Além disso, o evento é uma excelente oportunidade para que os alunos integralizem os créditos das Atividades Acadêmicas Científico-culturais (AACC), exigidas pelo Projeto Pedagógico da Faculdade de Letras.

Sobre a conferencista

Laura Miccoli é Ph.D. em Educação pela Universidade de Toronto. Fundou a Transforma Educacional, empresa social para desenvolver profissionalmente professores de línguas estrangeiras em suas escolas. Atua como consultora e professora do corpo permanente de professores do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG e como consultora em educação nas áreas de ensino, avaliação e formação de professores de línguas estrangeiras. Coordena o projeto de pesquisa intitulado Accoolher (Atividade, Complexidade e Colaboração: Ouvindo e Observando Histórias Experiências e Reflexões), que investiga os processos de ensino, aprendizagem e de formação de professores de línguas estrangeiras, em diferentes contextos, tendo as experiências como meio de acesso, e um convênio de intercâmbio da UFMG com a Universidade do Estado da Califórnia em Fullerton. Organizou o livro Pesquisa Experiencial em contextos de aprendizagem: uma abordagem em evolução (2014) e, juntamente com Alex Garcia da Cunha, o livro Faça a Diferença: Ensinar Línguas Estrangeiras na Educação Básica (2016). 

Assessoria de Imprensa da UFMG

Fonte

Setor de Comunicação da Faculdade de Letras da UFMG

(31) 3409-5108

www.letras.ufmg.br

Serviço

Letras Debate, na UFMG, abordará os desafios do professor na contemporaneidade

Dia 5 de maio de 2018

10h

Faculdade de Letras da UFMG, auditório 1.007 - campus Pampulha - Av. Antônio Carlos, 6.627 - Belo Horizonte