Letras Debate UFMG realiza palestra extra neste sábado

Professora Maíra Avelar, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, fala sobre metáfora, percepção e representação; a abordagem será por meio

No próximo sábado, 25 de maio, o tema Metáfora e gestos: evidências empíricas para a identificação de metáforas conceptuais será abordado no Letras Debate. A professora Maíra Avelar estará à frente da palestra, que começa às 10h, no auditório 2002 da Faculdade de Letras (Fale), no campus Pampulha. As inscrições já estão abertas no site do evento. A atividade é gratuita e é necessária a inscrição prévia. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail diniz.yasmine@gmail.com ou letrasdebate.ufmg@gmail.com 

O objetivo deste Letras Debate é, segundo texto de divulgação, debater “como integrar, de maneira empírica, percepção e representação, abordando, especificamente, implicações teóricas e metodológicas”. Serão contempladas a Teoria da Metáfora Conceptual (Lakoff e Johnson, 1980), os Estudos de Gesto (Cienki, 2008), além de conceitos como os de cognição distribuída (Hutchins, 2000) e de correlações entre o organismo humano e o seu nicho biocultural (Sinha, 2000).

É garantida entrega de certificado apenas para aqueles que assinarem a lista de presença até às 10h30 e assistirem a palestra até o encerramento. Os ouvintes que se adequarem aos pré-requisitos podem solicitar, em até cinco dias úteis, os certificados na página do Letras Debate por meio do cadastramento do CPF. As inscrições ficam abertas até o dia do evento ou até todas as vagas serem ocupadas. 

Sobre a convidada
Maíra Avelar Miranda é professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Doutora e mestre em Linguística e Língua Portuguesa (PUC Minas) e Graduada em Letras (Português/Licenciatura -UFMG). Atua no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, ministrando disciplinas na Graduação, sobretudo na Área de Linguística de Texto. Atua, também, no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin), orientando trabalhos no âmbito do projeto "Linguística, Cognição e Multimodalidade". 

Desenvolve o projeto de pesquisa "Linguística, Cognição e Multimodalidade: inter-relações entre fala e gestos na construção referencial", que conta com bolsistas e voluntários de Iniciação Científica, e coordena o projeto de extensão "Empreender nas Letras: capacitação e prestação de serviços de revisão, tradução e editoração", que conta com bolsistas financiados pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UESB). 

É líder do Laboratório de Estudos em Linguagem e Cognição (LeCogLing - DGP/CNPq) e coordenadora, juntamente com Lilian Ferari (UFRJ) do Brazilian Red Hen Lab (sediado na UCLA e na Case Western Reserve University). Também é menbro das seguintes associações internacionais:International Cognitive Linguistics Association (ICLA), International Society for Gesture Studies (ISGS),Researching and Applying Metaphor (RaAM) e Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN).

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Mostra Cultural do Cenex/Fale – 2019 – Letras Debate

(31) 3409-6002 / 3409-6062

http://www.letras.ufmg.br/letrasdebate

Serviço

Letras Debate - Metáfora e gestos: evidências empíricas para a identificação de metáforas conceptuais

25 de maio

10h

Auditório 2002 da Faculdade de Letras (Fale), no campus Pampulha