Liga Acadêmica da Escola de Enfermagem UFMG promove ações do Outubro Rosa

Atividades acontecem ao longo do mês, abertas a todo o público frequentador do campus Saúde

A Liga Acadêmica Integrada de Cuidados às Crianças, Adolescentes e Mulheres da Escola de Enfermagem da UFMG (Laiccam) promove, ao longo de outubro, ações da campanha nacional Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama. As atividades têm como objetivo sensibilizar e conscientizar sobre a necessidade de prevenção e a respeito dos fatores de risco da doença.

A primeira ação do mês será o Dia D, dia 10 de outubro, na qual alunos, professores, funcionários e frequentadores da Escola de Enfermagem, campus Saúde, são convidados a ir para a Universidade com uma peça de roupa rosa. Serão distribuídos laços em apoio à campanha. Além disso, a Laiccam produzirá um mural que será colocado na entrada da Escola, com informações sobre a temática.

No dia 23 de outubro a Liga pretende realizar a Blitz da Saúde em locais de grande movimentação do campus para conscientizar a respeito dos fatores de risco que podem desencadear o câncer de mama.

Será montado um stand para o público receber orientações acerca de hábitos de vida saudáveis e fatores de prevenção em geral. Será abordada, ainda, a necessidade de conhecer o próprio corpo e a técnica conhecida como breast awareness para notar possíveis alterações na mama. Também será possível pesar, medir e aferir a pressão arterial.

Sobre a Liga

A Laiccam é um projeto de extensão da UFMG que se apresenta como espaço de discussão, atuação e produção de conhecimento voltado às ações multidisciplinares, intersetoriais e, principalmente, dedicadas aos profissionais de enfermagem relacionados ao grupo foco de estudo. O projeto visa também o estudo e a proposição de políticas de saúde. É orientado pelas professoras Bruna Figueiredo Manzo e Mariana Santos Felisbino Mendes e coordenado pelas alunas Ingrid Tavares, Luiza Santos, Marina Fonseca e Stella Malta.

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG

comunicacao@enf.ufmg.br