Live da UFMG apresenta o trabalho do Laboratório de Alfabetização da UFRGS

Ceale Debate de abril dá continuidade ao “Ciclo sobre Laboratórios de Alfabetização”; evento será no dia 26, às 19h

No dia 26 de abril, terça-feira, às 19h, ocorre o Ceale Debate de abril, que abordará o tema Lápis - Laboratório de Alfabetização da UFRGS: tecendo o trabalho colaborativo na alfabetização entre universidade e escolas. Não é necessário fazer inscrição para assistir à live, apenas acessar este link.

A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Patrícia Camini discutirá a dimensão formativa da atuação do Laboratório de Alfabetização (Lápis) da UFRGS no desenvolvimento de ações colaborativas entre universidade e escolas para a produção de saberes específicos sobre a docência na alfabetização, estratégias pedagógicas e recursos didáticos. Serão apresentados percursos de criação do laboratório de alfabetização, ações de ensino, pesquisa e extensão e relatos de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia e de professora da Educação Básica.

Haverá certificado para quem preencher o formulário que será disponibilizado no chat durante a live. Os certificados não são disponibilizados imediatamente. Após todos os certificados serem produzidos pelo setor responsável, estarão disponíveis no link: https://certificados.fae.ufmg....

Outras informações: cealedebate@gmail.com.

A convidada

Patrícia Camini é professora adjunta da área de Didática dos Anos Iniciais, Leitura e Escrita na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação (UFRGS). É autora do livro Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade (2012). Foi formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (MEC) pela UFRGS, entre 2017 e 2018. Coordena o Programa de Extensão Lápis - Laboratório de Alfabetização e o subprojeto Pedagogia - Anos Iniciais, do Programa Institucional Residência Pedagógica (CAPES 2020-2022), na UFRGS.

Ceale Debate

Ceale Debate é um ciclo de conferências voltadas para professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. Seu objetivo é possibilitar a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas, alimentando processos de formação autônomos e permanentes. O Ceale Debate acontece mensalmente, sempre na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. As conferências são abertas ao público e gratuitas.

Serviço:

Ceale Debate de abril - Lápis - Laboratório de Alfabetização da UFRGS: tecendo o trabalho colaborativo na alfabetização entre universidade e escolas

Data: 24 de abril

Link da live aqui.

Assessoria de Imprensa UFMG

Jornalismo do Ceale - FaE/UFMG

Serviço

'Ceale Debate de abril: Lápis - Laboratório de Alfabetização da UFRGS: tecendo o trabalho colaborativo na alfabetização entre universidade e escolas'

24 de abril de 2022