Live do Ceale UFMG fala sobre legado de Magda Soares

Ceale Debate de setembro ocorre no dia 7, quinta-feira, às 18h

No dia 7 de setembro, quinta-feira, às 18h, o Ceale Debate recebe a professora Cancionila Cardoso, o professor Fernando Oliveira, o professor Gilcinei Teodoro Carvalho, atual diretor do Centro de alfabetização, leitura e escrita da UFMG (Ceale), e a professora Isabel Frade para falar sobre o legado de Magda Soares, uma homenagem à professora que faria 91 anos na data. Não é necessário fazer inscrição para assistir à live, basta entrar no link no horário indicado: https://bit.ly/cealedebate07-09-2023.

Haverá certificado para quem preencher o formulário que será disponibilizado no chat do link acima durante a live. Lembramos que os certificados não são disponibilizados imediatamente. Após todos os certificados serem produzidos pelo setor responsável, estarão disponíveis no link: https://certificados.fae.ufmg.br/.

O Ceale Debate de setembro é uma homenagem a Magda Soares e, por isso, será realizado no início do mês no dia em que, há 91 anos, nasceu uma das mais importantes intelectuais brasileiras da Educação. Para falar sobre a obra e o legado de nossa grande mestra, fundadora do Ceale, receberemos a professora Cancionila Cardoso e o professor Fernando Oliveira que apresentarão dossiê publicado pela Revista da ABalf sobre as contribuições de Magda Soares para a alfabetização e letramento. Receberemos, também, o professor Gilcinei Teodoro Carvalho, atual diretor do Ceale, e a professora Isabel Frade que vão destacar a relação de Magda com o Ceale e apresentar a Edição Especial do jornal Letra A dedicado a Magda Soares.

Os palestrantes

Cancionila Janzkoviski Cardos é pesquisadora associada da Universidade Federal de Rondonópolis e professora titular (aposentada) da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenou o Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Rondonópolis (2010-2014) e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Mato Grosso - 2013-2016). É coordenadora do Grupo de Pesquisa ALFALE - Alfabetização e Letramento Escolar. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização e letramento, história da alfabetização, leitura, cartilhas e livros escolares e memórias de professoras.

Fernando Rodrigues de Oliveira é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pesquisador junto ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE/FaE/UFMG). Coordenador do Subprojeto Alfabetização do Programa de Residência Pedagógica da CAPES / UNIFESP. Atua, principalmente, com pesquisas de abordagem histórica sobre: Literatura infantil e juvenil; Ensino de Língua Portuguesa; Ensino de Literatura; Alfabetização, Leitura e Escrita; Currículo e Disciplinas Escolares; Livro e Edições didáticas.

Gilcinei Carvalho é professor adjunto na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no Departamento de Métodos e Técnicas de Educação (DMTE), atuando nos cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisador e atual diretor do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE/FaE/UFMG). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Sociolinguística, e na área da Educação, com ênfase nos temas ligados à aquisição e ao desenvolvimento da língua escrita, além das questões que envolvem o ensino de língua portuguesa.

Isabel Cristina Frade é professora titular da FAE/UFMG, atuando na Pós-Graduação . Atua como pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE/FaE/UFMG), tendo coordenado o Setor de Formação Continuada do CEALE. Integrou e coordenou projetos como PNLD, PNBE, Pro-Letramento, PNAIC e na Base Nacional Comum Curricular. Atuou na direção do CEALE (2012-2014) e é presidente emérita da Associação Brasileira de Alfabetização. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, história da alfabetização e das cartilhas, história da cultura escrita, letramento, cultura escrita, alfabetização e letramento digital.

Mais informações: cealedebate@gmail.com.

Ceale Debate

O Ceale Debate é um ciclo de conferências voltadas para professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. Seu objetivo é possibilitar a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas, alimentando processos de formação autônomos e permanentes. O Ceale Debate acontece mensalmente, sempre na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. As conferências são abertas ao público e gratuitas.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação do CealeFaEUFMG

Ceale Debate de setembro - Magda Soares presente!

7 de setembro

Link da live: https://bit.ly/cealedebate07-09-2023