Livro celebra 10 anos da Especialização em Gramática da Língua Portuguesa da UFMG

O Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: reflexão e ensino da UFMG divulga o lançamento do livro Dez Anos de Cegrae na FALE/UFMG: algumas das melhores monografias. Organizado pelos professores Lourenço Vitral e Márcia Rummel, trata-se da compilação de dez monografias de destaque que fazem parte da história do curso, com o intuito de divulgar o trabalho de alunos e professores, além de celebrar os 10 anos de suas atividades.

O objetivo do curso é aprofundar a formação dos profissionais da área de Letras com foco no estudo de temas gramaticais, tanto do ponto de vista da tradição gramatical quanto sob a ótica dos estudos linguísticos contemporâneos. O intuito é, a partir de uma revisão da perspectiva teórica tradicional, formular questões mais contemporâneas acerca da descrição e análise gramatical, levando-se em conta novos fenômenos do português do Brasil e a aplicabilidade das propostas teóricas ao ensino de língua materna.

Os dez trabalhos selecionados são a expressão desses objetivos:

- A Expressão Variável do Imperativo do Português Brasileiro: análise das coleções didáticas do PNLD de 2015 - Luiz Fernando de Carvalho (2016);

- Noção de sujeito: tradição, ensino e contemporaneidade- Rafael Costa Pires (2017);

- Marcas de oralidade com função conectiva na escrita de alunos do ensino fundamental II - Lucas Francisco Ferreira de Oliveira (2018);

- Uso do gerúndio em contextos formais de escrita: tendências contemporâneas do português brasileiro - Maria Cecília de Lima (2018);

- Texto Argumentativo-Dissertativo. Análises com Base nas Competências I e IV da Matriz de Avaliação da Redação do Enem - Carla Antoniela Piani de Oliveira (2022);

- Neologismos em Mídias Sociais - Elisiane Maria Borges Magalhães Brito (2022);

- Plano de Curso. O Ensino do Numeral por meio de Textos Jornalísticos - Gisele Alves Pinheiro (2022);

- Gramática: visão panorâmica do passado e do presente - Maurício Diniz Chara (2022);

- O estudo da formação de palavras e as práticas em sala de aula - Rafaela Vicência Pereira (2022);

- A Prática de Revisão Textual na Escola: reflexões e possibilidades de ensino" - Sara Pereira Silva (2023).

A obra, publicada pelo Programa de Pós graduação em Estudos Linguísticos (Poslin), da Faculdade  de Letras da UFMG, está disponível para download gratuito: Clique aqui.

Para mais informações, acesse a página do Cegrae.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG