Livro coeditado por professor da UFMG reúne avanços tecnológicos e aplicações unicelulares no campo da biomedicina

Reunindo o conhecimento de diversos autores ao redor do mundo, o professor Vasco Ariston de Carvalho Azevedo, do departamento de Genética, Ecologia e Evolução do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG organizou o livro Single-cell omics: Volume 1 (Technological Advances), em conjunto com o professor Debmalya Barh, do Institute of Integrative Omics and Applied Biotechnology, da Índia. A publicação já pode ser obtida no site da Editora Elsevier.

Segundo Ariston, o livro reúne os mais recentes desenvolvimentos na área de tecnologias e aplicações unicelulares no campo da biomedicina. Trazendo diferentes pontos de vista e estudos de caso que permitem uma visão abrangente sobre o tema, são apresentadas potencialidades da genética que podem ser usadas para esclarecer sérios problemas na área de saúde.

“Na atual era da medicina de precisão, essa tecnologia é altamente promissora devido ao seu potencial em diagnóstico, prognóstico e tratamento”, esclarece o pesquisador, classificando a obra como valiosa fonte de informação para profissionais de bioinformática, médicos, dentistas, pesquisadores de diagnósticos moleculares e membros do campo biomédico interessados no tema.

Dentre os capítulos estão pangenômica, metabolômica e multiótica de células únicas, análise de dados e várias aplicações no campo biomédico, por exemplo, em câncer, doenças metabólicas e neurológicas, imunologia, farmacogenômica, medicina personalizada e saúde reprodutiva, assim como discute potenciais desenvolvimentos futuros para pesquisa e diagnóstico.

Single-cell Omics: Technological Advances and Applications (Volume 1)
Editores: Vasco Azevedo e Debmalya Barh
eBook ISBN: 9780128149201
Idioma: Inglês