Livro da Editora UFMG propõe reflexão sobre a graduação e princípios que se aplicam aos diversos meios e fases da produção

As características do ambiente digital e a velocidade das mudanças por que passa a comunicação exigem grande capacidade de adaptação tanto de profissionais quanto dos modos de fazer. A convicção sobre esse aspecto foi uma das bases para a elaboração do livro didático Formação em jornalismo: da prospecção dos acontecimentos à edição (Editora UFMG), que reúne nove professores dos cursos de comunicação da Universidade.

O volume, que materializa pelo menos cinco anos de debates e testes em salas de aula e laboratórios, soma valores fundamentais e protocolos que servem aos diferentes veículos da produção jornalística e às diversas fases do processo. De acordo com o professor Bruno Souza Leal, que assina como organizador, o livro propõe não só procedimentos, mas também questões e problemas. E se apoia em reflexões de fundo sobre temas como a formação em graduação e a ética.

 “A graduação, e não apenas em comunicação, é marcada pela tensão entre formar o profissional e o especialista na área de conhecimento. E essas duas coisas não são necessariamente compatíveis. É preciso adaptar os processos pedagógicos para pensar como articular experiência profissional com área de conhecimento. A tensão deve ser a mola propulsora para a busca de respostas que mudam constantemente”, afirma Bruno Leal.

Adaptabilidade
O livro recém-lançado enfatiza ainda que não cabe pensar no currículo de jornalismo com a preocupação de atender estritamente ao mercado de trabalho, que é instável por natureza. “Ao longo dos quatro anos de formação, surgem novas ocupações, constituem-se demandas inesperadas. A promessa possível é a condição de adaptabilidade. É preciso que o profissional se transforme com a vida, mais que com o mercado”, diz o professor.

Os textos que contemplam os processos do fazer jornalístico tratam de prospecção, planejamento, pesquisa e apuração, entrevista, produção e edição textual. Os autores propõem protocolos que se diferenciam das fórmulas que recheiam boa parte dos manuais de jornalismo e princípios menos gerais.

“Sugerimos caminhos que contêm dimensões imprescindíveis para qualquer produto ou processo, como o compromisso com a qualidade e a precisão e o respeito aos públicos e à diversidade”, enumera Leal, lembrando que cada uma das etapas oferece desafios variados. “A entrevista, por exemplo, encerra questões que não se resolvem facilmente, porque envolve escuta, observação, ritualidades. Não se trata de processos de fábrica, por isso é instigante.”

A abordagem de Formação em jornalismo é permeada pela ideia de compromisso com a diversidade social e “uma realidade heterogênea, feita de modos diferentes de saber o mundo”, nas palavras de Bruno Leal. Ele alerta para o perigo de uma atitude arrogante, tanto na ação do jornalista como na do professor. “É preciso relativizar convicções, manter o questionamento e saber lidar com diferenças”, diz.

Autor do texto que fecha o volume, o professor Carlos Alberto de Carvalho ressalta que não é suficiente pensar sobre ética no jornalismo com base apenas nos itens de um código. Ele cita o filósofo francês Paul Ricoeur – que afirmou que a ética pressupõe viver bem em um mundo justo – para escrever que “a ação ética deve ser a de promoção desse mundo justo e bom, constituído a partir do reconhecimento pleno das diferenças e da promoção da justiça e dos princípios igualitários e paritários”.

Além de Bruno Leal e Carlos Alberto de Carvalho, o livro tem como autores Carlos D’Andréa, Carlos Jáuregui, Elton Antunes, Geane Alzamora, Joana Ziller, Nísio Teixeira e Phellipy Jácome.

Livro: Formação em jornalismo: da prospecção dos acontecimentos à edição
Organizador: Bruno Souza Leal
Editora UFMG
92 páginas / R$ 26,10 (no site)

(Texto de Itamar Rigueira Jr. - Boletim UFMG 2.035)

Isabel Cristina de Oliveira

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Livro: Formação em jornalismo: da prospecção dos acontecimentos à edição

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