Livro de Rousiley Maia, da UFMG, examina os desafios da democracia deliberativa

Lançamento será no Espaço de Conhecimento, no sábado, com a presença da professora e dos coautores, Gabriella Hauber e Tariq Choucair

Neste sábado, 8 de julho, das 11h às 13h, a professora Rousiley Maia, do Departamento de Comunicação da UFMG, lança em Belo Horizonte o livro The deliberative system and inter-connected media in times of uncertainty, obra que trata da “teoria da democracia deliberativa”. O campo de pesquisa investiga a natureza, a relevância e as consequências da participação ativa dos cidadãos nas discussões sobre as questões de interesse comum, com vistas à produção das decisões políticas. O lançamento será no Espaço do Conhecimento UFMG, que fica na Praça da Liberdade, 700, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte.

Rousiley divide a autoria do livro com Gabriella Hauber, professora do Departamento de Linguagem e Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e Tariq Choucair, doutorando na UFMG quando o livro foi escrito e hoje pesquisador na Queensland University of Technology (QUT), na Austrália. Ambos integram o corpo de pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME), que é coordenado por Rousiley Maia na UFMG. Os três autores estarão presentes no evento de lançamento para um bate-papo com os leitores.

Na ocasião do lançamento, também será apresentado o livro Métodos de pesquisa em comunicação política, publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) em 2022. A obra celebra a trajetória do EME. Nela, estão reunidos 13 métodos e instrumentos de pesquisas aplicáveis ao estudo da comunicação política. Eles são ilustrados, na obra, por dissertações e teses desenvolvidas por pesquisadores vinculados ao grupo de pesquisa.

'Perspectiva sistêmica'

The deliberative system and inter-connected media in times of uncertainty “parte da perspectiva sistêmica”, como se informa no release de divulgação do lançamento, “para explorar como argumentos, linhas de raciocínio e preocupações emocionais conectam o julgamento político de elites e cidadãos, dentro e entre um conjunto de arenas inter-relacionadas no sistema político. Para tanto, os autores analisam práticas de justificação e expressões de emoção – no caso da redução da maioridade penal – como um processo coletivo que transcende tempo e espaço”.

A ideia do livro nasceu na terceira edição do colóquio internacional Sistema deliberativo e mídia interconectada, organizado pelo EME em novembro de 2015, na UFMG. A partir daquele ano, os autores começaram a trabalhar na obra, cujas reflexões alcançam temas variados, que vão da citada maioridade penal às rupturas causadas na esfera pública pela crescente intolerância que marca a discussão política nos ambientes digitais, do aborto às reinvindicações da comunidade surda, da lei do feminicídio à representação política do movimento negro – passando ainda pelas mudanças climáticas, pelas relações de sociabilidade em comunidades quilombolas e pelos trabalhos da Comissão da Verdade.

Ficha técnica:
Livro: The deliberative system and inter-connected media in times of uncertainty
Autores: Rousiley Maia, Gabriella Hauber e Tariq Choucair
Editora Springer
224 páginas | US$ 99 (e-book) e US$ 129,99 (impresso)

Livro: Métodos de pesquisa em comunicação política
Organizadora: Rousiley Maia
Editora Edufba325 páginas | R$ 42

(Com base em texto de Ewerton Martins Ribeiro)

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço