Livro mostra como grupo da Estatística UFMG criou aplicativo de previsões para a pandemia

Projeto iniciado na chegada da covid-19 ao Brasil reuniu professores, pesquisadores e estudantes

Prever a evolução da pandemia é importante para o planejamento das medidas que serão tomadas de forma a mitigar as suas consequências. O Projeto CovidLP, do Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas (Icex) da UFMG, foi criado para fornecer previsões diárias de curto e longo prazos sobre a pandemia de covid-19. Nesta sexta-feira, 8 de outubro, os integrantes do projeto lançarão o livro Building a platform for data-driven pandemic prediction: from data modelling to visualization – The CovidLP Project, que revela como se deu o desenvolvimento do aplicativo que faz as previsões. O lançamento poderá ser acompanhado pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), no YouTube, a partir das 14h.

O projeto, que teve início em meados de março de 2020, logo no início da  pandemia, viabilizou a construção de um aplicativo capaz de prever o número de casos confirmados e de óbitos para todos os estados brasileiros e alguns países. Dani Gamerman, um dos editores do livro, que atuou como professor visitante na UFMG até agosto deste ano, conta que a ideia do CovidPL surgiu em uma disciplina do curso de Estatística, quando a pandemia estava chegando ao Brasil.

“A estatística procura soluções para problemas nos quais existam incertezas. Essa é justamente uma característica da pandemia, e vislumbramos a possibilidade de, por meio de ferramentas estatísticas, contribuir para informar a sociedade. O projeto surgiu como uma atividade com os alunos, que foram desafiados a fazer previsões para a pandemia que começava e que não fazíamos ideia de como evoluiria e quanto tempo duraria”, explica Gamerman.

O aplicativo faz as previsões por meio de modelos estatísticos que já existiam e foram adaptados pelos pesquisadores, contemplando múltiplas ondas da crise sanitária e levando em conta a sazonalidade, como os fins de semana, por exemplo. O livro que será lançado na sexta-feira destrincha o projeto, mostrando quais ferramentas computacionais são necessárias para a construção de sistemas parecidos.

Adaptações

Os usuários do aplicativo do Projeto CovidLP podem consultar as previsões para a pandemia por estado brasileiro ou por país. O livro mostra como usuários mais avançados podem adaptar o aplicativo para análises de dados de seus interesses. “O usuário poderá promover adaptações para fazer previsões relativas ao município ou ao bairro onde mora, por exemplo. Vale para qualquer comunidade, por menor que seja”, afirma o professor do ICEx.

O desenvolvimento do projeto contou com apoio do Ministério da Educação (MEC), que possibilitou a aquisição de equipamentos e a concessão de duas bolsas de pós-doutorado para participantes do estudo. Ao longo dos quase dois anos de pandemia, o projeto teve a participação de quatro professores, três pesquisadores com pós-doutorado e cerca de 15 alunos. Os 22 pesquisadores são os autores dos 17 capítulos do livro.

O livro Building a platform for data-driven pandemic prediction: from data modelling to visualization – The CovidLP Project foi publicado pela Chapman & Hall/CRC. Outras informações estão disponíveis no website da editora.

Texto de Luana Macieira

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço

Lançamento do livro 'Building a platform for data-driven pandemic prediction: from data modelling to visualization – The CovidLP Project'