Livro que ensina como universitário pode ser um empreendedor tem coautoria de professor da UFMG

O professor Rodolfo Giunchetti, coordenador da disciplina de empreendedorismo, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, é um dos autores do livro Empreendedorismo Universitário, organizado pelo professor André Luís Silva, da Universidade Federal de Ouro Preto, e lançado pela editora  Paco e Littera, no mês de novembro.

Disponível no formato e-book, a obra aborda temas e metodologias que devem ser consideradas por quem pretende empreender com sucesso. Por exemplo, como fazer um plano de negócios? O que é canvas? Além de uma série de informações como, também, programas de aceleração/incubação, proteção intelectual e outras.

As orientações e iniciativas apresentadas na obra mostram que a caminhada dos que decidiram empreender não é curta, pois envolve, no mínimo, duas perspectivas, utilizadas dentro das universidades para auxiliar essas pessoas que optaram pela caminhada empreendedora e inovadora. A primeira requer habilidades e conhecimentos sobre a área do negócio e a segunda requer saber sobre gestão (pessoas, finanças, propaganda etc.).

Rodrigo Bianchi, autor do primeiro capítulo, Empreender como escolha e não como necessidade, afirma que difundir o empreendedorismo e estimular mudanças comportamentais e acadêmicas são grandes desafios globais deste século. Ele mostra que, embora a palavra empreendedorismo esteja muito associada à ideia de pessoa motivada a enfrentar desafios, um líder bem-humorado, audacioso e criativo, as estatísticas mostram que "o brasileiro ainda carece de capacitação, de oportunidades de qualificação e de estímulos educacionais condizentes".

Por isso, "é preciso alimentar os jovens com dados, informação e conhecimento", afirma Bianchi, para quem esta é uma forma de aperfeiçoar habilidades nesse campo e aumentar as chances de se tornarem líderes da sociedade. "Nenhum país do mundo se transforma em nação desenvolvida, sem colocar em prática políticas empreendedoras que levem, necessariamente, o retorno do conhecimento à população, sobretudo à parcela mais jovem".

Empreenda em ação

O professor Rodolfo Giunchetti destaca que a disciplina que ministra, programa empreenda em ação – sua ideia pode virar uma empresa, do ICB, é aberta à participação de todos os estudantes de graduação e de pós-graduação da UFMG, além de estar disponível também à comunidade externa, na modalidade de inscrição como disciplina isolada.

Mais informações sobre a disciplina podem ser obtidas junto à secretaria do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular, pelo e-mail colposbio-cel@icb.ufmg.br.

Leia uma parte do livro.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG