Livro sobre restauração de sistemas fluviais será lançado na UFMG com debate sobre rios atingidos pelo desastre de Mariana

O livro Restauração de sistemas fluviais (editora Manole), que reúne fundamentos e estudos de caso, no Brasil e no exterior, em perspectiva multidisciplinar, será lançado nesta quinta, 3 de novembro, às 16h30, no auditório da Escola de Engenharia da UFMG, campus Pampulha. O evento inclui mesa-redonda sobre os impactos e as possibilidades de restauração dos rios atingidos pela ruptura da barragem de Fundão, em Mariana.

A obra é organizada pelos professores Márcio Baptista, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos, e Valter Lúcio de Pádua, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Os oito primeiros capítulos oferecem conhecimentos teóricos em áreas como ecossistema, hidromorfologia, qualidade química da água e aspectos legais e institucionais.

A segunda parte também conta com autores brasileiros e estrangeiros, que relatam casos que envolvem desde pequenas bacias em áreas urbanas até sistemas complexos como o do rio Danúbio, que corta 19 países da Europa. Os estudos vêm de Alemanha, Austrália, Nova Zelândia, Espanha e Brasil.

Mesa
O debate terá participação de Frederico Sobreira, da Universidade Federal de Ouro Preto, que vai abordar aspectos geomorfológicos; Maria Rita Scotti Muzzi, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (aspectos ecológicos); Katiane de Brito Almeida, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) [qualidade da água]; Luciana Curi Mascarenhas, assessora parlamentar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (aspectos legais e institucionais).

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.uffmg.br/assessoria

Serviço