Lodo de esgoto é base para produção de adubo orgânico em pesquisa da UFMG

Uma pesquisa desenvolvida no mestrado em Produção Vegetal do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG testou a eficácia de adubo orgânico produzido a base de lodo de esgoto. O estudo concluiu que o material é rico em nutrientes, mas pode conter metais pesados tóxicos para o solo.

“A técnica proposta possibilitou um aumento da estabilização do composto, diminuiu o seu risco de contaminação”, explicou Paulo Henrique Silveira, autor da pesquisa. Agora, em seu doutorado, Silveira estuda a influencia dos metais pesados no lodo de esgoto, no estado nutricional da planta.

Saiba mais sobre o estudo em reportagem de Maria Dulce Miranda, com produção e locução de Amanda Lelis, para o Veredas da Ciência: pesquisas e projetos do Norte de Minas.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG