Lutas sociais, saúde mental e impactos da mineração são temas da Formação Transversal em Direitos Humanos

Formação, voltada para comunidades interna e externa, é promovida pela Rede de Direitos Humanos UFMG

Estudantes da UFMG e público externo podem participar, no primeiro semestre de 2020, das seis disciplinas oferecidas pela Formação Transversal em Direitos Humanos. Lutas sociais, saúde mental e danos decorrentes da atividade mineradora serão alguns dos temas abordados. As disciplinas serão ministradas por docentes que fazem parte da Rede de Direitos Humanos UFMG.

Os alunos da graduação deverão se matricular, on-line, pelo Sistema de Gestão Acadêmica, na terceira fase da matrícula (percurso livre), nos dias 20 e 21 de fevereiro. Já os estudantes da pós-graduação devem requerer a matrícula, no dia 3 de março, por meio do preenchimento de formulário. Membros da comunidade externa deverão requerer a matrícula, na modalidade disciplina isolada, no dia 5 de março. As atividades terão início no dia 2 de março, no campus Pampulha, no campus Saúde e na Faculdade de Direito da UFMG. As aulas serão ministradas por professores vinculados à Escola de Enfermagem, à Faculdade de Direito e à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich).

Em seu terceiro ano, a formação oferece disciplinas que dialogam entre si por meio de um triplo enfoque: o estudo dos fundamentos históricos e filosóficos dos direitos humanos, o estudo dos direitos humanos no Brasil e a relação deles com as políticas públicas.

Para obter certificado, o participante deve cumprir carga horária mínima de 360 horas-aula. As disciplinas cursadas nas Formações Transversais em Relações étnico-raciais: História da África e Cultura Afro-Brasileira e Saberes Tradicionais podem ser aproveitadas para alcançar tal carga horária, já que têm interface com o campo dos direitos humanos.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG