Maternidade do Hospital Risoleta da UFMG é referência para gestação de alto risco

O Ministério da Saúde, por meio da Portaria Nº 3.998/2022, habilitou oficialmente a Maternidade do Hospital Risoleta Tolentino Neves, administrado pela UFMG, como referência para atendimentos de gestação de alto risco, com base nas definições da Rede de Atenção Materna e Infantil (RAMI) do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A Maternidade do Risoleta, inaugurada em 2007 com a expectativa de atender temporariamente as demandas da população, completou 15 anos em 2022. No entanto o serviço sempre realizou atendimento às gestantes de alto, médio e risco habitual e, agora, com a oficialização pelo Ministério da Saúde, receberá um aporte financeiro de quase R$ 900 mil ao ano para manutenção dos serviços assistenciais. 

Referência 

Segundo a coordenadora médica da Linha do Cuidado Materno-Infantil do Hospital, Patrícia Magalhães, essa habilitação é um reconhecimento do importante trabalho desenvolvido pelas equipes e fortalece a assistência prestada às mulheres e bebês que precisam de uma atenção diferenciada durante a gestação. “A Maternidade do Risoleta possui a menor taxa de cesariana de Belo Horizonte, 23%, e realizou em 2022 cerca de 200 partos/mês”, comenta. 

Gestação de alto risco 

O Risoleta tem o serviço de Pré-Natal de Alto Risco, em parceria com a Secretaria Municipal de Belo Horizonte (SMSA-BH), com atendimento às gestantes encaminhadas pela Central de Regulação com intercorrências durante a gestação e realiza o parto. Também oferece retaguarda às urgências e emergências obstétricas e neonatais com atendimento porta aberta 24 horas.

“Nosso Hospital possui seis leitos destinados à gestação de alto risco para oferta de cuidado de maior complexidade, em que a vida ou à saúde, tanto da mulher quanto a do bebê, têm maiores chances de complicações”, explica a médica.

O Risoleta:

- permite a presença de acompanhante de livre escolha da mulher em todo o período de trabalho de parto, parto e puerpério; 
- oferta a ambiência adequada à mulher com privacidade; 
- utiliza metodologias de assistência segura e respeitosa na perda gestacional; 
- realiza o parto em ambiente que possibilita a liberdade de movimentos pela mulher com conforto, resguardando a possibilidade de transferência da puérpera para o alojamento conjunto no pós-parto; 
- apoia e promove o aleitamento materno; 
- realiza ações e serviços de orientação de planejamento familiar no pós-parto e pós-perda gestacional à puérpera no momento da alta hospitalar; 
- encaminha para consulta de puerpério e puericultura após a alta hospitalar; 
- realiza consultas de acompanhamento de pré-natal de alto risco.

O Risoleta está localizado na Rua das Gabirobas, 01 - Vila Clóris, em Belo Horizonte.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Hospital Risoleta Tolentino Neves