MEC divulga resultado da chamada regular do Sisu 2024

Até o dia 7, os candidatos poderão manifestar interesse em figurar na lista de espera; UFMG divulgará sua lista na sexta-feira, dia 2

O Ministério da Educação divulgou na noite desta quarta-feira, dia 31 de janeiro, o resultado da chamada regular do Sisu 2024, processo que seleciona candidatos para 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições de educação superior participantes.

Na UFMG, 6.329 vagas serão preenchidas em 82 cursos de graduação. A Universidade divulgará sua lista de classificados na sexta-feira, dia 2.

De 5 a 8 de fevereiro, os aprovados deverão realizar, obrigatoriamente, no site do Sisu UFMG, o registro acadêmico on-line e upload dos documentos para garantia da vaga. Na mesma página, a UFMG disponibiliza todas as informações sobre o registro, incluindo a documentação exigida no edital do processo seletivo

Lista de espera

Os candidatos já podem manifestar interesse em participar da lista de espera dos cursos ofertados, na página do SISU. Diferentemente dos anos anteriores, a lista de espera, em 2024, poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. O prazo de manifestação termina no dia 7 de fevereiro.

De 19 a 23 de fevereiro, a Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão Social (CPAA) e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) vão conduzir, respectivamente, as bancas de heteroidentificação e de verificação e validação para os candidatos autodeclarados pessoas com deficiência, para a entrada de calouros no primeiro semestre. Os candidatos deverão participar presencialmente dessa etapa.

O envio da relação dos registros confirmados e indeferidos ocorrerá até as 17h do dia 26 de fevereiro. No caso dos estudantes que vão ingressar no segundo semestre, as bancas e a divulgação dos registros deferidos ocorrerão de 10 a 18 de junho.

Lei de Cotas

O Sisu 2024 segue as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Todos os candidatos inscritos no Sisu foram classificados, conforme o seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, foi aplicada a reserva de vagas ofertada pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino.

A atualização da Lei de Cotas trouxe como novidade a inclusão de quilombolas em uma subcota, juntando-se a indígenas e negros (cota racial), pessoas com deficiência e de baixa renda. Esses grupos estão inseridos na reserva de vagas (cota geral) para pessoas que estudaram integralmente em escola pública (50% das vagas). No caso dos quilombolas, eles preparam uma autodeclaração e apresentam um formulário de pertencimento, certificado por três lideranças quilombolas, em processo semelhante ao da subcota indígena.

Crescimento

De 2017 a 2022, a taxa de participação no Sisu, segundo o Ministério da Educação, variou de 53,6% a 56,7% dos candidatos aptos para as duas edições anuais do programa. Em 2023, esse percentual foi de 56%. Já em 2024, quando o programa passou a ter etapa única de inscrição, com oferta de vagas para todo o ano, o percentual subiu para 57,6%.

A edição 2024 do Sisu teve 2.427.929 inscrições, tendo em vista que cada candidato pode optar por até dois cursos no programa. Na edição passada, o processo seletivo registrou 2.062.815 inscrições.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG