Meninas de Sinhá realizam show inspirado nas tradicionais cantigas de roda no Centro Cultural UFMG

Na sexta-feira, dia 25 de agosto, às 18h30, o Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174, centro de Belo Horizonte/MG) receberá as cantadeiras do grupo cultural Meninas de Sinhá para uma apresentação inspirada nas tradicionais cantigas de roda e versos populares. O evento integra o projeto Baixo Centro En[cena], como parte da programação do Circuito Cultural UFMG. A entrada é gratuita, com classificação livre.

Sinopse

Elas encantam a todos por onde passam com suas canções, trazem alegria e motivam o público a participar com descontração das tradicionais cantigas de roda. Moradoras do bairro Alto Vera Cruz e Taquaril, em Belo Horizonte, idosas entre 61 e 87 anos são exemplos de como a arte transforma a vida das pessoas com suas histórias de superação por meio da cultura popular brasileira. As cantadeiras Meninas de Sinhá apresentam um show cheio de graça e diversão, trazendo ao palco músicas da memória afetiva do povo.

Meninas de Sinhá

O Grupo Cultural Meninas de Sinhá é formado por mulheres idosas com idade entre 61 e 87 anos, residentes do bairro Alto Vera Cruz e imediações, periferia leste de Belo Horizonte. Nasceu em 1996, por intermédio de Dona Valdete, com o propósito de entender os problemas do dia a dia de mulheres na maturidade, suas dificuldades, necessidades e angústias.

Desde então, se tornou referência no trabalho de resgate das memórias e saberes dos idosos e de preservação da cultura popular, seja por meio das músicas, cantigas de roda, brincadeiras, oficinas ou com suas próprias histórias de vida, compartilhando experiências, convívio, sustentação, elevando a autoestima de suas integrantes, do público idoso e envelhescente.

Recebeu diversas premiações ao longo de sua trajetória, como o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, Prêmio Zumbi de Cultura, Prêmio TIM de Música – Melhor Grupo Categoria Regional, Prêmio Rival Petrobrás de Música, Prêmio Cultura Viva, além do reconhecimento como Projeto Social de Impacto pelo ODM – Baanko Challenge e Utilidade Pública Municipal de Belo Horizonte.

Baixo Centro En[cena]

Baixo Centro En[cena] faz parte do Circuito Cultural UFMG, um projeto da Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFMG, por meio do qual artistas locais, regionais e de relevância nacional e internacional se apresentam para a comunidade. O objetivo principal é promover a articulação, interação e interlocução entre todos os espaços culturais vinculados à Procult, potencializando a integração das ações artístico-culturais da UFMG. Todas as atividades são gratuitas e abertas para a comunidade externa.

Siga o Centro Cultural UFMG e fique por dentro da programação: Facebook | Instagram | YouTube | Twitter | Spotify | Site

Entrada gratuita | Classificação: livre

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço

Show com Meninas de Sinhá

25 de agosto

18h30, com duração de 60 minutos

Pátio do Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174, Centro – Belo Horizonte | MG)