Mesa redonda ‘Desafios para o desenvolvimento sustentável’ e Prêmio de Teses marcam o penúltimo dia da Semana do Conhecimento UFMG

As atividades desta quinta-feira, dia 28 de outubro, penúltimo dia da Semana do Conhecimento UFMG, terão início às 8h15, com o Programa de Monitoria do Ensino Técnico, o Programa de Imersão Docente, o Programa de Inovação e Metodologia de Ensino - PIME e o Programa para o Desenvolvimento do Ensino de Graduação - PDEG, os quais contam com apresentações dos projetos da graduação, sendo que o PDEG apresenta, também, projetos de pós-graduação.

Em continuidade, às 10h, terá a mesa redonda Desafios para o desenvolvimento sustentável, atividade que dialoga com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Unesco: Erradicação da pobreza; Fome zero e agricultura sustentável; Igualdade de gênero; Trabalho decente e crescimento econômico; Redução das desigualdades; Ação contra a mudança global do clima; Paz, justiça e instituições eficazes.

Os temas e palestrantes são: Meninas nas Ciências, com Adla Betseida (Faculdade de Educação); Igualdade de Gênero, com Claudia Mayorga (pró-reitora de Extensão); Fome zero e agricultura sustentável, com Helder dos Anjos Augusto (Instituto de Ciências Agrárias - ICA). A mesa será moderada por Sibelle Cornélio Diniz, também do ICA.

As inscrições ainda estão disponíveis. O evento será transmitido pelo YouTube.

Oficina saúde bucal

Uma oficina voltada aos cuidados de saúde bucal para indivíduos com deficiência com foco nos cuidadores – Parte I será ministrada, às 10h, pelos palestrante: Fabiana Vargas Ferreira, Lia Silva de Castilho, Rosa Núbia Vieira de Moura, Fernanda Vargas Ferreira, Danielle Cristine Gonçalves Silva, Dyorjenes Henrique Andrade Santos, Gabriel Bicalho Miraglia, Julia Rodrigues Andrade, Juliana de Miranda Carrer, Laura Beatriz de Jesus Souza e Laura Gismonti de Araújo Gaudêncio.

A oficina será orientada por discentes e docentes das faculdades de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional ligados ao Projeto de Extensão Abordagem Multidisciplinar para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista.

Formações transversais

No período da tarde, às 14h, a atividade As Formações Transversais na UFMG: múltiplas possibilidades de percursos na graduação terá como palestrantes: Benigna Maria de Oliveira (pró-reitora de Graduação); Bruno Otávio Soares Teixeira (pró-reitor adjunto de Graduação), com mediação e coordenação de Terezinha Cristina da Costa Rocha (coordenadora do Colegiado Especial das Formações Transversais) e José Alfredo Oliveira Debortoli (coordenador adjunto do Colegiado Especial das Formações Transversais. Ainda terá como convidados os professores Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreu (Formação Transversal em Estudos Internacionais); Shirley Aparecida de Miranda (Formação Transversal em Relações Étnico Raciais) e Pedro Augusto Gravatá Nicoli (Formação Transversal em Diretos Humanos).

Nessa atividade, serão apresentadas as Formações Transversais da UFMG e as múltiplas possibilidades de diversificação no percurso acadêmico dos estudantes da Universidade, bem como exemplos e experiências desses trabalhos Além disso, serão anunciadas perspectivas futuras para as Formações Transversais na Universidade. As inscrições estão disponíveis. O evento será pelo YouTube.

Prêmio UFMG de Teses

O Prêmio UFMG de Teses, edição 2021 será apresentado às 17h, com a participação do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Paulo Sérgio Beirão, e o diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Flávio Anastácio de Oliveira Camargo.

O evento será composto de dois momentos, um webinar intitulado Desafios para a pós-graduação brasileira após a pandemia de covid-19, seguido pelo anúncio dos vencedores do Prêmio UFMG de Teses.

Inscrições abertas para assistir ao evento que será transmitido pelo YouTube.

Palestra sobre números

Para encerrar a programação do penúltimo dia, às 19h, será ministrada a palestra O conhecimento acerca dos números numa perspectiva histórica e didática, pelo professor Luiz Carlos Gabriel Filho. Ele apresentará uma ideia sobre os números para promover uma reflexão sobre conceitos vistos e assimilados de forma mecânica e superficial. A palestra é direcionada para todos aqueles que querem entender os Fundamentos da Matemática. As inscrições estão disponíveis. O evento ocorrerá pelo YouTube.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG