Mesa redonda on-line da UFMG tira dúvidas da população sobre patentes

Conexão.Lab realiza mesa-redonda online em parceria com CTIT, como estratégia para promover empreendedorismo na Universidade

No dia 30 de setembro, às 17h, a UFMG promove a mesa redonda virtual Tudo o que você precisa saber sobre patentes, mas nunca teve a quem perguntar. Com inscrição gratuita e aberta a todos os interessados enquanto houver vagas, disponível via Sympla, o evento será transmitido pelo YouTube. O objetivo é tirar dúvidas da comunidade acadêmica sobre aspectos técnicos, legais e gerais relacionados à proteção intelectual, ou patentes, como parte do processo de pesquisa científica. Perguntas poderão ser enviadas pelos participantes no ato da inscrição ou via chat.

A mesa redonda é organizada pela Gerência de Projetos e Negócios (GerPro) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, em parceria com a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da Universidade.

O evento integra o Conexão.Lab, programação que tem o objetivo de desenvolver a cultura empreendedora e fortalecer uma política de incentivo ao aumento da prestação de serviços e parcerias com iniciativas privadas como estratégia de incentivo para que a pesquisa desenvolvida no ICB UFMG chegue mais rapidamente à sociedade. Milena Rosado, coordenadora do Conexão.Lab e da GerPro esclarece que o tema das patentes foi uma das dúvidas mais frequentes dos participantes na live sobre Empreendedorismo.

“A ideia é mostrar o caminho institucional que o pesquisador deve percorrer, desde quando inicia sua pesquisa até o registro da patente, incluindo os custos e os documentos envolvidos”, sintetiza a gerente.

Além de se inscrever pelo Sympla, no dia do evento os participantes também precisam preencher um formulário de presença e avaliação do evento. O certificado de participação será emitido pelo Centro de Extensão do ICB, que apoia o evento, exclusivamente aos inscritos que preencherem o formulário.

Participantes

Participam da mesa redonda, as técnicas da CTIT Bárbara Fernandes Cordeiro - analista de Propriedade Intelectual, doutora em Inovação Biofarmacêutica e bacharel em Ciências Biológicas pela UFMG - e Letícia Vial - advogada de Propriedade Intelectual, pela Faculdade de Direito da UFMG, do Setor de Patentes da CTIT.

Elas serão sabatinadas pelo professor e pesquisador Rodolfo Giunchetti, subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular, junto com a aluna de pós-doc Reysla Maria da Silveira Mariano. Ambos também atuam no campo da inovação tecnológica. Dentre os temas abordados, tipos de propriedade intelectual, critérios de patenteabilidade de uma tecnologia, e importância da CTIT no acompanhamento do depósito da patente até a sua concessão e o auxílio dado para levar as tecnologias da UFMG para a sociedade.

Outras informações: projetosenegocios@icb.ufmg.br.

Serviço:

Conexão.Lab - Tudo o que você precisa saber sobre patentes, mas nunca teve a quem perguntar

Data: 30 de setembro

Horário: 17h - 19h

Local: YouTube

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG

Serviço

'Conexão.Lab - Tudo o que você precisa saber sobre patentes, mas nunca teve a quem perguntar'

30 de setembro de 2021