Mestrado da UFMG em Ciências Florestais recebe inscrições em regime de fluxo contínuo

Atuação do programa é focada no desenvolvimento de estratégias que se contraponham ao atual modelo de exploração econômica

Estão abertas as inscrições para o curso de mestrado em Ciências Florestais do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, localizado no campus Montes Claros. São oferecidas 16 vagas, quatro das quais, reservadas a candidatos autodeclarados negros, conforme edital suplementar. As inscrições, em regime de fluxo contínuo, seguem até 4 de novembro de 2024.

Para se inscrever, o candidato deve ter graduação em campo do conhecimento considerado afim à área de concentração pretendida no mestrado. A avaliação será feita pelo colegiado do Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais (PPGCF). A documentação prevista no edital regular deve ser enviada para o e-mail selecaocf.ufmg@gmail.com.

O processo de seleção será composto de duas etapas: avaliação do currículo lattes e do projeto de pesquisa, de caráter eliminatório, e entrevista, por meio de plataforma virtual, de caráter classificatório. A seleção será iniciada em até 30 dias, contados a partir do recebimento da documentação completa do candidato e do deferimento da inscrição. O resultado final será publicado em painel externo à secretaria do PPGCF e no site do Programa, em até cinco dias úteis após a seleção.

Ciências Florestais

O curso de mestrado em Ciências Florestais tem o objetivo de ampliar a capacitação dos bacharéis formados em cursos de graduação correlatos à área florestal, por meio do desenvolvimento de conhecimentos nas áreas de silvicultura e sistemas agroflorestais, manejo de florestas de produção e nativas, tecnologia de produtos madeireiros e não madeireiros e recuperação de áreas degradadas.

Os esforços das pesquisas empreendidas no curso estão concentrados na avaliação crítica do modelo atual de atividade florestal e na proposição de alternativas e estratégias de ação frente aos desafios enfrentados para o desenvolvimento de uma economia produtiva sustentável nas áreas abrangidas pelo semiárido.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG