Mestrado profissional em ensino de biologia coordenado pela UFMG abre inscrições

Gratuita e semipresencial, formação do Profbio é destinada a professores da ciência da rede pública de ensino

Professores de biologia que atuam nas séries do ensino médio de escolas da rede pública de ensino podem se inscrever para a seleção de alunos da nova oferta, com entrada em 2025, do Programa de Mestrado Profissional de Ensino de Biologia. Gratuito e semipresencial, é oferecido por uma rede de instituições públicas de ensino superior, coordenada pela UFMG.

As inscrições vão até as 17h do dia 30 de setembro e devem ser feitas pelo formulário disponível na página da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da UFMG. A nova turma abrirá 500 vagas, incluindo as destinadas à ampla concorrência e aquelas reservadas para ações afirmativas. O número e a distribuição das vagas oferecidas por cada instituição constam na segunda retificação ao edital do processo seletivo

Para participar da seleção, é necessário: possuir diploma de curso superior em Ciências Biológicas, Biologia ou Ciências com habilitação em Biologia, reconhecido pelo Ministério da Educação; ser professor de biologia do ensino médio da escola da rede pública do ensino; estar ministrando aulas da disciplina em qualquer ano do ensino médio em escola da rede pública de ensino no momento da inscrição e ao longo de todo o curso.

A seleção será baseada na nota obtida na prova sobre temas de biologia especificados no conteúdo programático do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para a licenciatura em Biologia, incluído no anexo que será aplicada de forma remota, no dia 20 de outubro. Candidatos que não obtiverem pelo menos 50% da pontuação serão eliminados do processo seletivo. 

O resultado final será divulgado no dia 28 de outubro na página do programa

Profbio 

O Profbio é um programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia que oferece qualificação profissional para professores de biologia que lecionam no ensino médio da rede pública de ensino do país. Seu objetivo é a qualificação profissional de docentes da disciplina, visando à melhoria do seu desempenho, considerando tanto a elaboração de conteúdo didático quanto às estratégias para facilitar o processo de ensino e aprendizagem da ciência.

Ofertado por uma rede formada por 19 instituições públicas de ensino superior em 16 estados, o curso tem duração de dois anos, é semipresencial, com a maior parte ministrada por online, e aulas presenciais, uma vez por semana, nos horários e locais que constam no Anexo III do edital de seleção. 

Informações: (31) 3409-3061 e <profbiobh@icb.ufmg.br>.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG