MHNJB da UFMG promove evento sobre os desafios dos museus universitários

O Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG, que teve parte de seu acervo afetado por um incêndio no dia 15 de junho de 2020, promove hoje, 13 de janeiro, às 18h, uma conversa on-line sobre os desafios e oportunidades que envolvem os museus universitários do Brasil e de outros países. Com participação gratuita e aberta ao público, a atividade terá transmissão pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) da UFMG (www.youtube.com/cacufmg) e contará com tradução em Libras.

Museus universitários: desafios e oportunidades é o tema deste evento que tem a participação da professora Sandra Regina Goulart, reitora da UFMG e presidente do Grupo de Trabalho Museus Universitários da Andifes; da professora Marta Lourenço, da Universidade de Lisboa e presidente do International Council of Museum's Committee for University Museums and Collections (UMAC/ICOM); e da diretora do Departamento de Processos Museais (DPMUS) do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Carolina Vilas Boas. A mediação é de Mariana Lacerda, professora da UFMG e diretora do MHNJB.

Ambientes que possibilitam o encontro de diferentes temporalidades, que preservam nosso patrimônio cultural e científico, os museus universitários também produzem e difundem conhecimentos das mais diversas áreas. São locais de grande importância para as sociedades e de inúmeras oportunidades, mas que exigem a superação de vários desafios para manterem-se ativos. A programação do evento inclui o lançamento de nova ação do MHNJB e intervenção cultural da Orquestra Atípica de Lhamas.

Participantes

Marta Lourenço é pesquisadora nos Museus da Universidade de Lisboa, desde 2006. Tem formação em Física (Universidade de Lisboa) e mestrado em Museologia (Universidade Nova de Lisboa). Seu doutorado em Museologia e História da Tecnologia (CNAM, Paris) abordou a natureza distinta e o significado contemporâneo das coleções universitárias na Europa. Leciona o curso de ‘Museus, Coleções e História da Ciência’ no programa de Mestrado e Doutoramento em História e Filosofia da Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Seus interesses de pesquisa, ensino e consultoria incluem coleções universitárias, história das coleções e patrimônio científico. Ela supervisiona e co-orienta vários alunos de pós-graduação em História da Ciência e Museologia em Portugal e no Brasil. Desde 2006, ela também é Presidente da UMAC, o Comitê do ICOM para Museus Universitários e Coleções.

Carolina Vasconcelos Vilas Boas é mestre pelo Programa Interunidades em Museologia, PPGMUS, onde desenvolveu pesquisa sobre o papel dos museus na transformação urbana de Medellín - Colômbia. Possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo, onde também cursou Especialização em Museologia (2003/ 2004). Atua profissionalmente na área há mais de uma década. Atualmente é Diretora de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram. Coordenou projetos de museologia da empresa Expomus - Exposições, Museus, Projetos Culturais de 2008 a 2019. Atua também junto ao Comitê Internacional para as Coleções e Atividades dos Museus de Cidade - CAMOC, do Conselho Internacional de Museus - ICOM.

Sandra Regina Goulart Almeida é Reitora da UFMG, gestão 2018-2022. Foi Vice-Reitora da Instituição, gestão 2014-2018, e Diretora de Relações Internacionais da UFMG, gestão 2002-2006. Formada em Letras pela UFMG (1986), possui mestrado pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (1990), doutorado pela mesma instituição (1994) e pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Columbia, em New York, em 2000-2001, e pela UFSC, em 2008. É Professora Titular da área de Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG desde 2011, tendo ingressado na Instituição em 1995. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e foi bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig (2007-2017).

Mariana de Oliveira Lacerda é professora do curso de Turismo da UFMG. Graduada em turismo, especialista em turismo e desenvolvimento sustentável (2002), mestre (2005) e doutora (2014) em geografia pela UFMG. Foi diretora do Instituto Casa da Glória, em Diamantina, órgão complementar da UFMG, vinculado ao Instituto de Geociências, entre 2014 e 2019. Em agosto de 2019, assumiu a direção do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG

(31) 3409-7607

www.mhnjb.ufmg.br

Serviço

Museus universitários: desafios e oportunidades

13 de janeiro de 2021

18h às 19h30

YouTube da CAC-UFMG (www.youtube/cacufmg)