MHNJB-UFMG divulga programação da Semana Nacional de Museus

De 18 a 25 de maio, o Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG (Rua Gustavo da Silveira, 1035 - Santa Inês - Belo Horizonte) participa da 21ª Semana Nacional de Museus com diversas atividades para todos os públicos. O evento é promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Todas as atividades são gratuitas.

Conheça a programação:

Conteúdo digital
Lançamento da plataforma Renasce Museu
Data: 18/05 | Horário: 10h
Local: on-line
Sinopse: disponibilização do link da plataforma Renasce Museu para o público e apresentação das suas funcionalidades em vídeos curtos no canal do Museu no YouTube e no  Instagram.

Visita mediada
Bastidores do Museu: visita à Reserva Técnica
Data: 18/05 | Horário: 14h às 16h
* Inscrição pelo site | Vagas: 10 vagas.
Sinopse: uma visita aos bastidores do museu. Uma oportunidade de visitar os acervos que não estão expostos, ver os espaços de preparo das exposições e entender o funcionamento de um museu universitário. Um museu é muito mais que suas exposições.
Local : Reserva Técnica e Auditório Pau-Brasil.

Árvores e memórias: uma vivência na mata do Horto
Data: 19/05 | Horário: 8h às 12h
A partir de 14 anos
* Inscrição pelo site. Vagas: 20 vagas.
* Cada participante deve trazer lanche, água e canga para se assentar no chão.
Sinopse: Umbu, Sumaúma, Ginkgo Biloba, Barriguda, Guapuruvu. Nessa oficina, o participante vai conhecer algumas árvores notáveis do Museu e será convidado para se demorar ao lado delas. Uma oportunidade para aprender a ver e a reparar por meio do desenho e a se inspirar na arte para construir memórias.
Mediadores: Carlos Henrique Falci (professor da Escola de Belas Artes), Mariana de Oliveira Lacerda (professora do Instituto de Geociências), Mariana Amador (estudante do curso de Cinema de Animação e Artes Digitais) e Julia da Mata (estudante do curso de Turismo).
Público-alvo: pessoas interessadas em viver a experiência do desenho, para aprender a ver e reparar, no lugar de simplesmente olhar. Não é preciso ter talento, basta querer sair de uma posição de observação apressada para outra mais lenta, em que são construídas memórias, consolidadas lembranças e capturada a imaginação.
Local: Anfiteatro da Mata

Trilha interpretativa
Restauração ambiental: plantando o futuro
Data: 20/05 | Horário: 9h30 às 11h30
Vagas: 25 vagas
* Inscrição 30 minutos antes da atividade, em frente ao Presépio do Pipiripau.
Caminhada na mata de cerca de 2 km, não indicada para pessoas com mobilidade reduzida.
Sinopse: trilha temática sobre restauração ambiental, com o objetivo de provocar o diálogo sobre o tema com os visitantes, contextualizando a reserva florestal do MHNJB como uma área de restauração florestal; e visita ao Viveiro de Mudas do MHNJB, com o objetivo de apresentar o espaço como importante elemento da cadeia de produção de um processo de restauração.
Local : Reserva florestal e Viveiro de Mudas.

Minicurso
Fotografia e Arqueologia
Data: 20/05 | Horário: 9 às 13h
* Inscrição pelo site. Vagas: 20 vagas.
* Para a parte prática, cada participante deve trazer uma câmera com ajuste manual.
Sinopse: a partir de uma visão técnica, o minicurso pretende apresentar as potencialidades artísticas da fotografia enquanto recurso que ultrapassa o mero registro do material arqueológico e paisagístico. Vestígios arqueológicos e ambientes serão contemplados pelas atividades do minicurso.
Professores: Camila Fernandes de Morais e Geraldo Pereira Morais Jr., sob a coordenação do professor Carlos Magno Guimarães, do Centro Especializado de Arqueologia Histórica do Museu.
Local : Auditório Pau-Brasil e área externa.

Minicurso
Arqueologia : conhecimento e profissão
Data: 20/05 | Horário: 14h às 17h
*Inscrição pelo site. Vagas: 20 vagas.
Sinopse: o minicurso pretende apresentar uma visão da Arqueologia enquanto área do conhecimento e também como se dá sua performance no exercício da atividade profissional. Serão explicitadas as ações/atividades que configuram a pesquisa arqueológica em seu desenvolvimento e, a partir daí, as perspectivas que orientam o exercício da atividade profissional.
Professores: Luis Cláudio Symanski e Carlos Magno Guimarães, do Departamento de Antropologia e Arqueologia da UFMG
Local: Auditório Pau-Brasil

Acessibilidade em museus: enfrentando desafios
Data: 25/05 | Horário: 8h30 às 10h
*Inscrição pelo site. Vagas: 80 vagas.
Sinopse: Amanda Tojal vai discutir alguns temas relevantes sobre acessibilidade em museus e apresentar um projeto de exposição com acessibilidade utilizando recursos sensoriais e digitais que poderá servir de referência para o projeto que será implantado no MHNJB e em outras instituições.
Minibio: Amanda Tojal é Museóloga e Educadora de Museus. Graduada em Educação Artística pela FAAP e pós-graduada em Museologia pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo. Mestra em Artes e doutora em Ciências da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Consultora em Acessibilidade e Ação Educativa Inclusiva para públicos com deficiências em museus e instituições culturais. Docente de cursos de formação em Acessibilidade Cultural e Ação Educativa Inclusiva em Instituições Educativas e Culturais.
Classificação etária: a partir de 15 anos
Local de realização: Auditório Pau-Brasil