Mobilização contra a fusão das áreas de C&T e Comunicações em um só ministério acontece amanhã na UFMG

Amanhã, 8 de junho, no gramado da Reitoria da UFMG, campus Pampulha, a partir do meio-dia, haverá ato de protesto contra a fusão dos antigos ministérios das Comunicações e de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O evento, que terá a presença do reitor Jaime Ramírez e da vice-reitora Sandra Goulart Almeida, contará com falas de pesquisadores da UFMG e representantes dos professores, servidores técnico-administrativos e estudantes. Já confirmaram participação como oradores os professores Eduardo Fleury Mortimer, da Faculdade de Educação, Israel Vainsencher, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), e Eli Iola Andrade, da Faculdade de Medicina.

De acordo com o professor Sebastião de Pádua, do ICEx, um dos organizadores do ato, a iniciativa foi motivada pelo sucesso do movimento que levou o governo a retroceder da decisão de unir Cultura e Educação no mesmo ministério e por entrevistas concedidas nos últimos dias pelos presidentes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, e da Academia Brasileira de Ciências, (ABC), Luiz Davidovich, que se posicionaram contra a fusão.

“Nas últimas duas décadas, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação teve atuação importante no estímulo à produção científica e tem contado com gestão de pesquisadores”, afirma Sebastião de Pádua. “Juntar as áreas em um mesmo ministério passa a mensagem de que a ciência é menos relevante e tende a provocar redução de financiamentos." O evento também é aberto à comunidade externa à UFMG.

Conselho Universitário: fusão é retrocesso
Na noite de segunda-feira, dia 6 de junho, o Conselho Universitário divulgou nota à comunidade na qual qualifica de "grave retrocesso" a fusão dos dois ministérios. Na avaliação dos integrantes da instância máxima de deliberação da UFMG, a atuação do Ministério nas últimas três décadas foi decisiva para a consolidação de um sistema nacional de ciência e tecnologia e estimulou os estados da federação a estruturar suas respectivas secretarias de C&T e agências de fomento.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

(31) 3409- 4476

www.ufmg.br