Mostra de Cenas Curtas do Teatro Universitário UFMG abre inscrições para 7ª edição

Mostratu, evento que reúne trabalhos artísticos de estudantes das escolas de artes de Minas Gerais, abre as inscrições até 3 de setembro

A Mostra de Cenas Curtas do Teatro Universitário UFMG (Mostratu) está de volta para a celebração de sua 7ª edição. Com o compromisso de cultivar os valores da arte teatral, a Mostratu promove uma oportunidade de investigação, criação e experimentação para artistas emergentes exibirem sua criatividade e talento nos palcos. As inscrições estão abertas até 3 de setembro: https://linktr.ee/ATU.ATeatraUniversitaria.

Estudantes do Teatro Universitário UFMG e de escolas de formação artística de cursos livres, profissionalizantes, técnicos e de graduação em todo o estado de Minas Gerais são convidados a participar e compartilhar sua paixão pelo teatro. O evento será realizado no tradicional espaço do Teatro Universitário, no campus Pampulha UFMG, entre os dias 16 e 20 de outubro.

Este ano, a mostra apresenta um edital inédito, que aprimora ainda mais a experiência dos participantes e fortalece o seu compromisso com a excelência artística. O principal destaque desta edição está na reserva de vagas para proponentes negros, sendo 50% das cenas destinadas para estudantes do Teatro Universitário (T.U.) e 50% de outras escolas. Além disso, pelo menos a metade das pessoas em cena de cada proposta também deve cumprir o requisito racial.

Sob direção e produção estudantil, firmado pela coletiva ATU — A Teatra Universitária, e com apoio do T.U., a mostra se consolida como um espaço de experimentação e expressão, proporcionando aos artistas um ambiente propício para explorar novas perspectivas e narrativas.

A essência da Mostratu reside na celebração da diversidade, liberdade, experimentação, afeto e compartilhamento. Por meio desses valores fundamentais, o evento vem se estabelecendo progressivamente como um reflexo vibrante da rica cultura teatral de Minas Gerais e do compromisso da comunidade artística em criar um setor mais inclusivo e inspirador.

Sobre a A Teatra Universitária
A Teatra Universitária (ATU), realizadora da Mostratu, constitui-se como uma ação de estudantes do Teatro Universitário, nascida em meio à pandemia do coronavírus, com o desejo de criar e fortalecer redes diversas entre artistas em formação. Em 2022, realizou a 6ª edição da mostra, retomando o evento de forma presencial.

Sobre o Teatro Universitário
Com 70 anos de história, o Teatro Universitário da UFMG oferece formação profissional em teatro a nível técnico, exercendo importante influência no cenário artístico e cultural não só de Minas Gerais, mas de todo o país. A escola também desenvolve importantes projetos de pesquisa e de extensão na Universidade. O curso técnico em teatro, atualmente, tem duração de dois anos e se encerra com a realização de um espetáculo teatral.

Siga a Mostratu nas redes sociais para atualizações e novidades: Instagram -  @atu.ateatrauniversitaria

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG