Mostra na UFMG explora potencial poético e artístico de utensílios do cotidiano

Exposição Além da Palavra 2 fica aberta para visitação até 7 de novembro, com entrada gratuita

Por meio da utilização de objetos e utensílios do cotidiano - LED, caixa de sabão em pó, vidros, metais, placas comerciais, lata de lixo, cartazes, entre outros - Jairo Fará e Carlos Barroso criam uma exposição que busca no dia a dia um potencial poético e artístico. A mostra Além da Palavra 2 está aberta para visitação gratuita até o dia 7 de novembro, no Centro de Memória da Faculdade de Letras da UFMG, campus Pampulha.

O trabalho faz uma interface entre as artes plásticas, a arte conceitual, a poesia e a cultura de massa, com instalações, objetos, esculturas, ready-mades e vídeo-poemas, entre outras obras. Na proposta, a palavra se torna apenas um elemento a mais, e não central, deixando claro que a literatura pode romper fronteiras.

Além da Palavra 2 permaneceu no ano passado, durante quase dois meses (setembro/outubro) na Galeria da Casa dos Contos, a principal de Ouro Preto, com visitação de cerca de 10 mil pessoas (número calculado a partir de assinaturas em livro).

Expositores
Carlos Barroso é poeta, artista conceitual e jornalista. Um dos fundadores da revista de poesia e arte CemFlores. Publicou os livros-objeto Carimbalas, Sãos, Usura e CunilínguaPátria. Trabalhou como jornalista político em várias empresas. Um dos ganhadores do Prêmio Esso regional (2001). Criador e curador da Mostra de Arte dos Jornalistas Mineiros (1984 / 2010 / 2013).

Jairo Fará (Jairo Faria Mendes) é escritor, jornalista e professor da Universidade Federal de São João del-Rei. Pós-doutor pela Universidade de Coimbra (Portugal). Autor de Cidadezinha Biruta (livro infanto-juvenil), O Ovo do Minerim (poesia), Livro de Bolso (livro-objeto), de peças teatrais, roteiros, curta metragens e várias obras sobre jornalismo.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Informação da Faculdade de Letras da UFMG

www.letras.ufmg.br

Exposição Além da palavra 2