Mostra Sua UFMG chega ao campus Montes Claros em abril

Realizada desde 2004, em Belo Horizonte, atividade vai apresentar, pela primeira vez, as possibilidades de formação oferecidas pelo ICA; inscrições abertas até 22 de março

A Mostra Sua UFMG, que desde 2004 é realizada no campus Pampulha, em Belo Horizonte, chega, neste ano, ao Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no campus Montes Claros. No dia 13 de abril, os cursos de graduação da unidade da UFMG no Norte de Minas serão apresentados aos estudantes do ensino médio e comunidades escolares. Os visitantes poderão conhecer os diversos espaços físicos em que as formações são oferecidas e interagir com professores e estudantes nas palestras e salas interativas montadas nas instalações do ICA.

As inscrições podem ser feitas de forma coletiva, por instituições de ensino que oferecem o ensino médio, e individual, por estudantes e egressos do ensino médio. As vagas são limitadas, e o interessado deve fazer o registro gratuito, até 22 de março, no site da Mostra Sua UFMG. Após a inscrição, a instituição ou estudante receberá, por e-mail, uma mensagem de confirmação.

O evento

A Mostra Sua UFMG é organizada pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e conta com o apoio das demais pró-reitorias, diretorias, coordenadorias e órgãos que compõem a Administração Central da Universidade. Também participam os colegiados de cursos de graduação.

Até 2019, o evento era realizado em formato presencial. Em razão da pandemia de covid-19, a Mostra não foi realizada em 2020 e ocorreu em formato digital em 2021 e 2022. Em 2023, foi adotado um formato híbrido, com a realização presencial (com presença estimada de 30 mil pessoas) precedida de interações por meio do site da Mostra e das redes sociais. Esses canais exibiram vídeos, motion graphics e passeios aéreos sobre os campi e ofereceram informações sobre as oportunidades abertas pela UFMG.

Em 2024, uma das novidades é a realização do evento também no campus Montes Claros. Até então, os cursos do ICA eram apresentados durante a Mostra em Belo Horizonte. “A Universidade oferta cursos de graduação em Montes Claros desde 1999. Realizar uma edição da Mostra Sua UFMG no Norte de Minas é uma demanda antiga e contribuirá para mostrar o potencial da Instituição na região, que hoje sedia seis cursos de graduação, com a possibilidade de ampliação desse número a partir do próximo ano”, destaca o pró-reitor de Graduação, Bruno Teixeira.

A expectativa é que o evento aproxime ainda mais o campus Montes Claros das escolas da região. “A realização da Mostra inaugura um ciclo em que a UFMG busca cada vez mais integrar e estabelecer relações profícuas com as escolas, particularmente com o Norte de Minas. A nossa expectativa é que esse evento consiga divulgar as possibilidades formativas do Instituto de Ciências Agrárias, as oportunidades e o diferencial de se estudar em uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, explica a pró-reitora adjunta de Graduação, Maria Flores.

A UFMG no Norte de Minas

O campus da UFMG em Montes Claros tem sua origem no antigo Colégio Agrícola Antônio Versiani Athayde, criado em 11 de outubro de 1964, pelo Ministério da Agricultura. Inaugurada em 2 de julho de 1966, a instituição oferecia formação profissional de segundo grau para os trabalhadores da agricultura. Em 1968, a escola foi incorporada à UFMG.

Atualmente, o ICA abriga os seguintes cursos de graduação: Administração, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal e Zootecnia. Juntos, eles ofertam 240 vagas anuais.

O campus da UFMG no Norte de Minas também oferece mestrado em Alimentos e Saúde, Produção Animal, Produção Vegetal e Sociedade, Ambiente e Território (em parceria com a Unimontes). A instituição mantém ainda especialização em Recursos Hídricos e Ambientais e doutorado em Produção Vegetal. O campus Montes Claros reúne mais de 1,3 mil alunos de graduação e pós-graduação.

Assista ao vídeo de comemoração dos 55 anos do campus Montes Claros.

(Texto de Ana Cláudia Mendes | Cedecom Montes Claros)

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG